Sargento da Rotam é homenageado por ágil atuação em roubo à casa de ex-vereador

O 3º sargento João César Scheffer, integrante do Pelotão Rotam do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), foi homenageado como Destaque do Mês de Dezembro de 2025. A solenidade ocorreu nesta sexta-feira (9), na sede do batalhão. Scheffer recebeu a homenagem ao lado de familiares e colegas de farda.

O reconhecimento foi realizado pela atuação e comprometimento do militar com a segurança da sociedade. Mesmo estando fora de serviço no momento da ocorrência, no final da tarde de 9 de dezembro, no Jardim Capricórnio, o 3º sargento agiu durante um roubo à residência do ex-vereador Sebastião Galdino, o Tião do Karatê, seu vizinho, em Campo Mourão.

Segundo o 11º BPM, Scheffer, com 30 anos de serviço ativo na Polícia Militar (PM), demonstrou coragem, iniciativa e elevado senso de responsabilidade ao ser o primeiro agente a atuar no crime, mesmo estando de folga.

O policial utilizou sua motocicleta para acompanhar sozinho os autores que haviam acabado de assaltar a casa do seu vizinho, o ex-vereador, que estava sozinho no imóvel no momento do crime e foi feito refém.

Apesar de os suspeitos não terem sido localizados na hora, a corporação ressaltou que a intervenção rápida do sargento permitiu a recuperação integral da carga subtraída, evitando maiores prejuízos à vítima. Conforme relatado pelo próprio Tião, os criminosos estavam armados e carregaram mercadorias da Receita Federal doadas à Associação Dojo, entidade fundada pelo ex-vereador.

O reconhecimento foi realizado na sede do 11º BPM nesta sexta-feira (9), com a presença de familiares e colegas de farda do homenageado

Após o crime, a PM e a Polícia Civil realizaram mobilização para localizar os suspeitos. Duas semanas depois, um adolescente de 16 anos, suspeito de envolvimento no roubo, foi apreendido em Mariluz, distante 96 quilômetros de Campo Mourão. O jovem foi reconhecido pela vítima e conduzido ao Centro de Socioeducação (Cense) de Campo Mourão. Em buscas, foram encontrados entorpecentes e dinheiro, que foram apreendidos pelas autoridades.

O reconhecimento foi feito especialmente considerando que atitudes como a do 3º Sargento Scheffer evidenciam que o compromisso com a sociedade não se limita ao horário de serviço, sendo uma extensão do dever de proteger. O 11º BPM destacou que a ação fortalece a credibilidade da instituição e a confiança da comunidade, refletindo a vocação do militar para a atividade policial.