Castrapet fará inscrições para castrações gratuitas dia 31 em Campo Mourão

Resumo da notícia

  • O programa Castrapet Paraná 2026 vai oferecer castração gratuita de 189 cães e gatos para famílias de baixa renda em Campo Mourão.
  • As inscrições acontecem no dia 31 de janeiro, a partir das 9h, no Ginásio Haroldo Gonçalves Neto, na Vila Urupês.
  • As cirurgias estão marcadas para 9 de fevereiro, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal.
  • Podem participar tutores com renda de até dois salários mínimos, com cadastro de até dois animais por CPF.

O município de Campo Mourão receberá mais uma etapa do programa Castrapet Paraná 2026 para a castração gratuita de 189 animais entre cães e gatos para famílias de baixa renda. A ação é coordenada pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Campo Mourão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (SEMA) e do Instituto Água e Terra (IAT).

As inscrições serão feitas no próximo dia 31 de janeiro, a partir das 9 horas, no Ginásio Haroldo Gonçalves Neto, localizado na Rua Santa Cruz, na Vila Urupês. Já as castrações serão realizadas no dia 9 de fevereiro, também às 9 horas, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, na Rua Hamilton Tavela Borges, nº 159, ao lado do Detran.

O Castrapet é destinado a tutores com renda familiar de até dois salários mínimos, sendo permitido o cadastro de até dois animais por CPF. No ato da inscrição, é obrigatória a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. Os organizadores orientam que os animais não devem ser levados no dia da inscrição.

Para a castração, os tutores deverão levar os animais de forma segura, em caixa de transporte ou com coleira e guia, conforme as orientações do programa.

O Castrapet Paraná tem como objetivo o controle populacional ético de cães e gatos, a redução do abandono e a prevenção de doenças, além de contribuir diretamente para a saúde pública e o bem-estar animal. Em Campo Mourão, a iniciativa se soma às ações do Castramóvel, programa municipal de castrações gratuitas.

Nesta etapa, o programa está atendendo também as cidades de Ubiratã, Nova Cantu, Juranda, Boa Esperança, Mamborê, Terra Boa, Engenheiro Beltrão, Quinta do Sol, Fênix, Barbosa Ferraz, Corumbataí do Sul e Nova Tebas.

O valor investido pelo Estado por município nesta fase do projeto varia de R$ 35 mil a R$ 40 mil. Serão castrados por cidade entre 100 e 140 animais. Os recursos investidos são do Fundo Estadual do Meio Ambiente ou de emendas parlamentares. Além da castração, os tutores recebem medicação para o pós-operatório, carteirinha de vacinação e orientação para o bem-estar animal.