Projeto Rondon chega à Comcam com oficinas e ações comunitárias

O Projeto Rondon – Operação Pé Vermelho segue até o próximo dia 4 de fevereiro com a realização de oficinas práticas, ações de cidadania e capacitações gratuitas em municípios da região da Comcam.

A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, prefeituras e instituições de ensino superior. Nesta edição, mais de 250 rondonistas — entre universitários e professores voluntários — atuam diretamente junto às comunidades, com ações voltadas à inclusão social, sustentabilidade e desenvolvimento comunitário.

Embora a programação oficial da Operação Pé Vermelho tenha como foco principal municípios do Vale do Ivaí, cidades da Comcam também foram incluídas nesta etapa. Araruna, Barbosa Ferraz, Iretama e Luiziana recebem equipes do Projeto Rondon, com oficinas e atividades comunitárias nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, tecnologia, geração de renda e direitos humanos.

Para o prefeito de Araruna, Gustavo França dos Santos, a presença do Projeto Rondon representa um reforço importante às políticas públicas locais. “É uma oportunidade de levar conhecimento, orientação e cidadania diretamente à população, com ações práticas que deixam resultados concretos para o município”, destacou.

Em Barbosa Ferraz, o prefeito Carlos Rosa Alves, mais conhecido como Carlos Caxão, também ressaltou o impacto social do projeto. “O Rondon aproxima a universidade da realidade das cidades menores. São oficinas que dialogam com as necessidades do dia a dia da população e fortalecem o desenvolvimento humano e social”, afirmou.

Já o presidente da Comcam e prefeito de Iretama, Same Saab, enfatizou a importância regional da iniciativa. “O Projeto Rondon tem um papel estratégico ao levar capacitação, orientação e troca de experiências para os municípios. Para a Comcam, é um ganho coletivo, porque fortalece nossas comunidades e estimula soluções locais”, pontuou.

Na região da Comcam, foram incluídas nesta etapa do projeto as cidades de Araruna, Barbosa Ferraz, Iretama e Luiziana

O que é o Projeto Rondon

O Projeto Rondon é uma ação de extensão universitária coordenada pelo Ministério da Defesa, com o objetivo de aplicar conhecimento técnico e acadêmico às demandas das comunidades, fortalecendo a autonomia municipal e promovendo práticas sustentáveis que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e a redução das desigualdades regionais.

Nesta 99ª edição, participam estudantes e professores de 21 instituições de ensino superior de nove estados brasileiros, com a realização de 1.101 oficinas práticas distribuídas pelos municípios atendidos.

Programação prevista

A programação inclui oficinas de saúde integral e prevenção de doenças, capacitações em educação e direitos humanos, ações de inclusão digital, atividades voltadas ao meio ambiente e à sustentabilidade, além de cursos práticos de geração de renda e orientações sobre direitos da mulher, crianças e idosos.

As atividades ocorrem em espaços públicos, escolas e unidades de atendimento, sempre adaptadas à realidade de cada município.

Serviço

Projeto Rondon – Operação Pé Vermelho
Período – de 23 de janeiro a 4 de fevereiro de 2026
Informações e programação completa: redes sociais do Projeto Rondon (@projetorondonmd) e prefeituras dos municípios participantes.