Calor e temporais voltam a marcar a semana no Paraná

Depois de alguns dias com temperaturas mais baixas e predomínio de ar seco, o Paraná volta a registrar, ao longo desta semana, condições típicas de verão. O calor ganha força gradativamente e, combinado à umidade, aumenta a possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente no fim das tardes.

Na última semana, o Estado teve os menores registros de temperatura de 2026 até agora em diversas cidades, como Guarapuava, Campo Mourão, Londrina e Curitiba, onde os termômetros chegaram a 13,6°C no domingo (25). Esse cenário, porém, começa a mudar.

Nesta segunda-feira (26), todas as estações meteorológicas do Simepar registraram mínimas acima de 13°C. O dia começou com nebulosidade variável, especialmente no Centro-Sul, Campos Gerais e Leste, com chuviscos pontuais na Serra do Mar e no litoral. Com a presença do sol ao longo do dia, as temperaturas sobem e favorecem a formação de chuvas rápidas, principalmente no Norte, Noroeste e Oeste, com risco de temporais localizados no final da tarde.

A terça-feira (27) mantém o mesmo padrão. O calor se intensifica, inclusive no Leste, onde cidades podem voltar a se aproximar dos 30°C. No Norte e Oeste, as máximas podem ultrapassar os 35°C. As pancadas de chuva com trovoadas tendem a ocorrer de forma mais generalizada, alcançando inclusive a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral.

Na quarta-feira (28), o cenário segue semelhante: manhã com variação de nuvens e chuvas isoladas a partir da tarde, com possibilidade de temporais pontuais acompanhados de rajadas de vento e granizo, especialmente nas regiões Central, Norte e Oeste.

Já entre quinta (29) e sexta-feira (30), as instabilidades aumentam com a aproximação de um sistema de baixa pressão vindo do Sul do país. A sensação será de tempo abafado, mas a maior frequência de chuva deve conter a elevação das temperaturas, que não devem passar muito dos 30°C na maioria das regiões. O risco de tempestades passa a ser mais elevado em todo o Estado, inclusive no litoral.

A Defesa Civil do Paraná segue acompanhando o monitoramento meteorológico do Simepar em tempo integral. Em caso de eventos mais severos, alertas são enviados à população por SMS, WhatsApp e também pelo sistema de cell broadcast, que dispensa cadastro prévio.