Cemitério de Campo Mourão registrou 43 sepultamentos em janeiro
O Cemitério São Judas Tadeu, em Campo Mourão, registrou 43 sepultamentos no mês de janeiro, três a mais que dezembro, que encerrou com 40. Dos enterrados em janeiro, 23 foram homens, 18 mulheres, uma criança do sexo feminino e um natimorto.
Os dados foram repassados pela administração do “Campo Santo”. Do total de mortes, 33 foram de causa natural; um homicídio; seis sem assistência – quando o falecimento é natural e ocorre sem acompanhamento médico prévio da doença, fora do ambiente hospitalar; um suicídio; um acidente de trânsito; e um acidente aéreo.
Durante todo o ano de 2025, foram 544 enterros, sendo 299 homens, 226 mulheres, além de 11 crianças e oito natimortos. Foram 20 mortes decorrentes de acidentes de trânsito e 19 assassinatos no período.
O levantamento mensal apontou que julho foi o mês com maior número de sepultamentos, totalizando 58, enquanto fevereiro apresentou o menor volume, com 34 registros. Os demais meses oscilaram entre 38 e 54 sepultamentos.
Por mês, os sepultamentos são os seguintes: janeiro (44), fevereiro (34), março (46), abril (42), maio (45), junho (54), julho (58), agosto (44), setembro (53), outubro (46), novembro (38) e dezembro (40).
De acordo com os registros, mais de 40 mil pessoas estão sepultadas no cemitério, que possui cerca de 15 mil túmulos distribuídos em uma área de aproximadamente 3,5 alqueires. Para amenizar o problema, medidas vêm sendo adotadas, como a construção de um gavetário vertical em 2024. Além disso, túmulos em estado de abandono são desapropriados em casos em que os proprietários não regularizam a situação dentro do prazo estabelecido após notificação.

