Calor extremo nesta sexta antecede risco elevado de tempestades no sábado no Paraná

O Paraná enfrenta nesta sexta-feira (6) um dia de calor intenso, com recordes de temperatura em várias regiões, cenário que aumenta o risco de tempestades a partir deste sábado (7). A previsão é do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que alerta para temporais com ventos fortes, granizo localizado e chuva intensa em curto espaço de tempo.

As máximas desta sexta devem se aproximar dos 40°C nas regiões Oeste e Sudoeste do Estado, enquanto nas demais áreas os termômetros ficam acima dos 30°C. O aquecimento acentuado ocorre após dias consecutivos de elevação das temperaturas, especialmente no Oeste paranaense.

Na quinta-feira (5), cidades como Cascavel, Capanema e Planalto registraram as maiores temperaturas do ano até o momento, com 38,5°C, 39,6°C e 35,5°C, respectivamente. O valor de Capanema igualou o maior registro de 2026 no Paraná, medido em Antonina no início de janeiro. A tendência, segundo o Simepar, é de novos recordes nesta sexta-feira.

De acordo com o meteorologista Leonardo Furlan, o calor intenso combinado com a disponibilidade de umidade favorece a formação de áreas de instabilidade. “No sábado, o tempo começa estável, mas o sol eleva rapidamente as temperaturas. No início da tarde, com o avanço de um cavado meteorológico, haverá formação de tempestades, inicialmente na metade Sul do Paraná”, explica.

O alerta é para temporais entre a tarde e a noite de sábado, principalmente no Oeste e Sudoeste, avançando para o Centro-Sul, Sudeste, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral. Há possibilidade de rajadas intensas de vento, queda pontual de granizo, alagamentos e danos pontuais em áreas urbanas e rurais.

O Boletim de Gestão de Riscos, elaborado pelo Simepar em parceria com a Defesa Civil do Paraná, indica risco alto de tempestades em toda a metade Sul do Estado no sábado. Na metade Norte, o risco é moderado. Já no domingo (8), as instabilidades perdem força, mas ainda há previsão de chuva irregular e sensação de abafamento em várias regiões.

A Defesa Civil orienta a população a acompanhar os alertas meteorológicos e evitar áreas abertas durante tempestades. Os avisos podem ser recebidos gratuitamente por SMS ou WhatsApp, mediante cadastro do CEP.