Dez municípios da Comcam recebem Selo Ouro do MEC por excelência em alfabetização
O Ministério da Educação divulgou nesta semana os resultados finais da 2ª Edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. A iniciativa valoriza os esforços das gestões municipais no desenvolvimento de políticas, programas e práticas efetivas para garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras. Na região da Comcam, dez municípios conquistaram a maior avaliação: o Selo Ouro.
O Selo faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), política pública federal que visa assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental — uma conquista considerada essencial para o futuro educacional dos alunos. A certificação ocorre após avaliação criteriosa, pelo MEC, das estratégias de gestão, formação de professores, uso de materiais didáticos e resultados pedagógicos apresentados pelas redes de ensino municipal e está alinhada às metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e aos indicadores do CNCA.
Na Comcam, os municípios que alcançaram o Selo Ouro — o mais alto nível de reconhecimento — foram: Araruna, Boa Esperança, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Juranda, Luiziana, Nova Cantu, Peabiru e Terra Boa. Além destes, oito ganharam Selo Prata (Barbosa Ferraz, Campina da Lagoa, Janiópolis, Mamborê, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Roncador e Ubiratã); e dois receberam Selo Bronze (Goioerê e Rancho Alegre D’ Oeste).
O prefeito de Boa Esperança, Joel Buscariol, comentou que a conquista é motivo de orgulho e também um incentivo à continuidade das ações educacionais no município. “O Selo Ouro é um reconhecimento ao trabalho incansável dos nossos professores, gestores e toda a comunidade escolar. Significa que estamos no caminho certo para oferecer uma educação de qualidade desde os primeiros anos”, reconheceu.
Em Farol, o prefeito Oclecio Meneses afirmou que o resultado reflete o compromisso de sua equipe com as crianças e com as famílias. “É um estímulo para continuarmos investindo em formação e práticas pedagógicas que garantam o sucesso dos nossos estudantes”, disse.
Já em Nova Cantu, o prefeito Airton Agnolin ressaltou que ‘o selo representa um selo de confiança das famílias na educação municipal’. “Vamos seguir trabalhando para fortalecer ainda mais a alfabetização e reduzir desigualdades”, garantiu.
O prefeito de Peabiru, Marcos Lopes, foi outro que comemorou a conquista. “Receber o Selo Ouro é a prova de que nossas políticas públicas estão gerando impacto real. A educação é base de tudo, e esse reconhecimento nos motiva a avançar ainda mais”, afirmou.
Como funciona o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização
Instituído pelo MEC, o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização integra um conjunto de ações do programa Criança Alfabetizada que busca incentivar políticas públicas municipais e estaduais comprometidas com a alfabetização na idade certa e a ampliação de práticas pedagógicas eficazes.
A avaliação do selo considera diversos critérios, entre eles: a implementação de políticas e estratégias locais de alfabetização; a formação continuada de professores e gestores; a adesão às diretrizes nacionais de alfabetização e recomposição de aprendizagem; e o desempenho educacional dos alunos nos anos iniciais.
O reconhecimento não envolve premiação em dinheiro, mas tem caráter simbólico e institucional, servindo como um instrumento de valorização e autoavaliação das redes de ensino. A cerimônia de entrega do selo será realizada em Brasília, em data a ser definida pelo MEC.
Nesta edição da premiação, mais de 4.800 redes de ensino de todo o país participaram do processo avaliativo, representando um índice de adesão superior a 80% das redes que integram o programa CNCA — o que demonstra a importância da iniciativa e o engajamento dos municípios brasileiros em assegurar a alfabetização plena das crianças.
Segundo o prefeito de Iretama, Same Saab, presidente da Comcam, a conquista dos municípios da região “reflete não apenas resultados técnicos, mas também o esforço coletivo de educadores, gestores públicos e famílias em fortalecer a base do aprendizado e abrir caminhos mais sólidos para o futuro das crianças da região”.
Selo Ouro
- Araruna
- Boa Esperança
- Corumbataí do Sul
- Engenheiro Beltrão
- Farol
- Juranda
- Luiziana
- Nova Cantu
- Peabiru
- Terra Boa
Selo Prata
- Barbosa Ferraz
- Campina da Lagoa
- Janiópolis
- Mamborê
- Quarto Centenário
- Quinta do Sol
- Roncador
- Ubiratã
Selo Bronze
- Goioerê
- Rancho Alegre D’Oeste

