Juranda celebra canonização dos Pastorinhos de Fátima com missa e procissão luminosa
O município de Juranda realiza na sexta-feira (20) uma celebração dedicada ao 9º aniversário de canonização de São Francisco e Santa Jacinta Marto, os chamados Pastorinhos de Fátima. A programação acontece na Igreja Nossa Senhora Mãe de Deus, com início às 19 horas, com reza do Terço, seguida de Santa Missa às 19h30 e procissão luminosa logo após.
A data marca nove anos desde a canonização oficial dos irmãos portugueses Francisco e Jacinta, proclamada em 13 de maio de 2017, no Santuário de Fátima, durante a peregrinação do papa Francisco (in memoriam), no centenário das aparições.

Quem foram os Pastorinhos de Fátima
Francisco e Jacinta Marto, os Pastorinhos, ficaram conhecidos pelo relato das aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria, em 1917, em uma sequência de encontros que se estendeu de maio a outubro daquele ano e se tornou um dos episódios religiosos mais reconhecidos do século 20.
“Cidade do Milagre”
Nos últimos anos, o nome de Juranda passou a circular além das fronteiras do município por causa de um caso atribuído à intercessão dos Pastorinhos de Fátima: a recuperação do menino Lucas.
Em 2013, com cinco anos, Lucas caiu de uma janela de mais de seis metros de altura enquanto brincava com sua irmã. Com a queda, ele teve traumatismo craniano. Lucas ficou em coma e os médicos não acreditavam que ele sobreviveria ou se recuperaria sem sequelas.
O caso comoveu a cidade que se uniu em oração, juntando todas as religiões. Enquanto estava internado, as irmãs do Convento das Carmelitas, de Campo Mourão, pediram intercessão aos Pastorinhos de Fátima.
No 5º dia após o coma, Lucas acordou sem nenhuma sequela neurológica, o que parecia impossível para a equipe médica. O Vaticano passou a investigar o caso e líderes da Igreja Católica conversaram com a família e médicos para coletar dados para todo o processo.
Em 2017 o Vaticano reconheceu o milagre, que foi decisivo para a beatificação dos Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto. No dia 13 de maio do mesmo ano, Lucas e a família participaram da cerimônia de canonização dos santos em Fátima, Portugal. A data marcou o primeiro centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos.

