Município de Mamborê inaugura Centro de Inovação
O município de Mamborê inaugurou o Centro de Inovação, Educação, Científica e Empreendedora (CIECE). A estrutura foi criada junto à nova sede da Associação Comercial e Industrial de Mamborê (Acimam).
O centro foi criado com a proposta de reunir iniciativas voltadas ao desenvolvimento de jovens, empresários, entidades e demais setores da sociedade e busca fortalecer o ambiente de inovação e ampliar o acesso ao conhecimento e à qualificação.
A presidente da Acimam, Adriana Hudema, destacou que o projeto tem com o objetivo criar um ambiente permanente de desenvolvimento e ampliar as possibilidades de crescimento econômico e social por meio da inovação.
O projeto iniciou em 2023, durante o planejamento estratégico da associação comercial. A proposta surgiu a partir da discussão sobre transformar a nova sede da entidade em um espaço voltado à geração de conhecimento e oportunidades.
A iniciativa foi idealizada por Thalita Mariani Senhorini e Renato de Lima Correia. “O foco é formação de jovens, capacitação empresarial e aproximação do município com ambientes de inovação”, frisou Correia. “A implantação exigiu articulações institucionais e busca por recursos em diferentes esferas”, complementou.
Ele explicou que ao longo do processo foram realizadas reuniões e tratativas em Curitiba e Brasília até que o projeto recebesse apoio por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Diego Garcia.
Correia informou ainda que a Associação Comercial de Mamborê é a primeira do Paraná a receber diretamente recurso federal para implantação de um Centro de Inovação.

