Peabiru abre novena ao padroeiro São João Batista nesta segunda-feira

A Paróquia São João Batista, em Peabiru, abre nesta segunda-feira (15), a programação especial em honra ao padroeiro do município. A novena será realizada até o próximo dia 23, com celebrações diárias e presença de padres convidados. As missas ocorrerão, em sua maioria, às 19h30.

A programação começa hoje com o padre Gregory, e segue nesta terça-feira (16) com o padre Dênis; dia 17 com o padre Cido; dia 18 com o padre Gerônimo; dia 19 com o padre Paulo; dia 20 com o padre Rocco, às 19h; dia 21 com o padre David, também às 19h; dia 22 com o padre André; e dia 23 com o padre Adailton.

O Dia do Padroeiro será celebrado em 24 de junho, data dedicada a São João Batista. Neste dia, estão previstas duas celebrações: às 10 horas, com o padre César, e às 19 horas, com o padre Adailton. A festa do padroeiro será realizada de 24 a 28 de junho, mantendo uma das tradições religiosas mais importantes de Peabiru, reunindo fiéis da comunidade e da região. A festa tem vasta programação. Conta com funcionamento de barracas de alimentação, apresentações de danças juninas, carreata, almoço com churrasco, entre outras atrações. A programação acontece no pátio da Igreja Matriz.

O festejo é um dos mais antigos da região, realizado pela comunidade católica local desde a década de 1940, ou seja, antes da criação da própria paróquia, que neste ano completa 73 anos. A paróquia tem como pároco o padre Adailton Ludovico.

Festa ao padroeiro será do dia 24 a 28 de junho com funcionamento de barracas de alimentação, apresentações de danças juninas, entre outras atrações

São João Batista

Uma das figuras centrais do cristianismo, João Batista é venerado como o precursor de Jesus Cristo, que o chamava de “o maior dentre os nascidos de mulher” e foi confirmado como Padroeiro de Peabiru pelo primeiro vigário, Pe. Aloysio Jacob.

Conhecido por seu papel de batizador e profeta, o filho dos idosos Zacarias e de Isabel pregava a necessidade do arrependimento e da conversão genuína. João viveu uma vida ascética no deserto, vestindo roupas simples de pele de camelo e alimentando-se de gafanhotos e mel silvestre, exemplificando uma existência de humildade e devoção.

Ao batizar seu primo Jesus no Rio Jordão, marcou o início do ministério público de Cristo, tornando-o um símbolo de renovação e transformação espiritual. Foi decapitado por ordem do rei Herodes Antipas, a pedido de sua enteada, influenciada por sua mãe Herodíades, como retaliação pelo fato de João tê-los repreendido publicamente, já que viviam um casamento ilícito. É o único santo da Igreja Católica, além da Virgem Maria, de quem se celebra o nascimento, em 24 de junho. Sua morte é relembrada pelos cristãos em 29 de agosto.

Programação completa da Novena e Festa do Padroeiro

1º Dia – 15 de junho (segunda-feira)
19h30: Pe. Gregory

2º Dia – 16 de junho (terça-feira)
19h30: Pe. Dênis

3º Dia – 17 de junho (quarta-feira)
19h30: Pe. Cido

4º Dia – 18 de junho (quinta-feira)
19h30: Pe. Gerônimo

5º Dia – 19 de junho (sexta-feira)
19h30: Pe. Paulo

6º Dia – 20 de junho (sábado)
19h00: Pe. Rocco

7º Dia – 21 de junho (domingo)
19h00: Pe. David

8º Dia – 22 de junho (segunda-feira)
19h30: Pe. André

9º Dia – 23 de junho (terça-feira)
19h30: Pe. Adailton

Dia do Padroeiro – 24 de junho
10h00: Missa com Pe. César
19h00: Missa com Pe. Adailton

Festa do Padroeiro
São João Batista

De 24 a 28 de junho