PF cumpre mandado em Campo Mourão em operação contra tráfico internacional
O município de Campo Mourão foi uma das cidades alvo da Operação “La Bombonera”, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (6) contra uma organização criminosa investigada por tráfico internacional de drogas. Mandados judiciais também foram cumpridos em Foz do Iguaçu e em cinco municípios do Rio Grande do Sul. A operação cumpriu 12 mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária e 13 de busca e apreensão. Até o momento, 17 pessoas foram presas. A PF não divulgou, detalhes sobre o investigado alvo da ação em Campo Mourão.
Além de Campo Mourão e Foz do Iguaçu, no Paraná, as ordens judiciais foram cumpridas em Porto Alegre, Canoas, Sapucaia do Sul, Esteio e Osório, no Rio Grande do Sul. De acordo com a PF, a investigação começou em outubro de 2023, após a apreensão de 35 quilos de cocaína no Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. A droga teria sido transportada em uma aeronave de pequeno porte.
A partir da apreensão, a Polícia Federal identificou outros voos realizados por aviões particulares e fretados que, conforme a investigação, teriam sido utilizados no transporte de entorpecentes. O grupo investigado teria estruturado uma logística aérea para movimentar cargas de cocaína entre diferentes regiões.
A investigação também apontou a existência de um esquema de movimentação financeira para o pagamento das cargas de droga. Parte das operações teria sido utilizada para ocultar a origem do dinheiro e a propriedade de bens de luxo atribuídos aos integrantes da organização.
A Justiça determinou ainda o sequestro de bens e o bloqueio de aproximadamente R$ 4 milhões em ativos financeiros dos investigados. Segundo a Polícia Federal, os envolvidos poderão responder por tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa. As investigações continuam para identificar todos os participantes do esquema, a origem das cargas e os destinos dos entorpecentes.

