Prefeitura faz instalação de totens com álcool em gel em espaços públicos

Para aumentar a prevenção contra a disseminação do novo coronavírus (Covid-19), a prefeitura de Araruna fez a instalação de 20 totens com álcool em gel em diversos espaços públicos do município para uso da população. Os dispositivos, fabricados em aço carbono e chumbados no chão, foram adquiridos pelo município e instalados em locais estratégicos. 

Segundo o prefeito de Araruna, Leandro César de Oliveira (Cidadania), os totens foram instalados em locais de maior movimentação, como pistas de caminhadas, academias ao ar livre, vias centrais, entre outros. “Muitas vezes a pessoa sai de casa e esquece de levar o álcool em gel. Com a instalação dos totens não haverá este problema e o morador poderá manter a higienização das mãos”, frisou. 

Ele ressaltou que a medida tem como principal objetivo aumentar a prevenção contra o vírus. “Graças a Deus os números de casos confirmados estão caindo a cada dia e as mortes pararam”, comentou Oliveira. No entanto, disse que a população não pode descuidar. “Todas as medidas devem ser mantidas. Estamos fazendo a nossa parte e esperamos que a população faça a sua também”, falou. 

O prefeito comentou que a administração vem buscando mecanismos para conter a pandemia. Além das medidas de restrições impostas, atendimentos em locais públicos, como postos de saúde também tiveram a rotina alterada. O Posto de Saúde 24 Horas, por exemplo, foi transformado em centro de atendimento de Covid-19.

“Ressaltamos que a pandemia não passou. Vejo muitas pessoas dizendo que começou a eleição acabou a pandemia. Nada disso. Inclusive já estamos buscando mecanismos de prevenção para o dia da Eleição, como o planejamento de higienização dos ônibus que farão o transporte dos eleitores”, frisou.

Oliveira acrescentou que os tótens estão com número de telefone com pedido que a população avise se faltar o álcool gel para a secretaria de Saúde faça o reabastecimento dos dispositivos. O número é (44) 3562-1383. “Pedimos a colaboração da população”, ressaltou. 

Números

De acordo com o “Boletim Coronavírus” divulgado pela secretaria da Saúde, Araruna tem até o momento 240 casos confirmados de Covid-19, dos quais 229 pacientes estão recuperados. A cidade tem 20 casos suspeitos e 49 pessoas estão sendo monitoradas pela Saúde. As mortes somam 8. 

Prevenção

Para evitar a propagação do Covid-19 faça o seguinte: lave suas mãos com freqüência, use sabão e água ou álcool em gel; mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando; use máscara de proteção ao sair de casa; não toque nos olhos, no nariz ou na boca; cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar. Se sentir indisposto, a orientação é que fique em casa. Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar. Ligue com antecedência para órgão de saúde e peça direcionamento à unidade mais adequada.