Região de Campo Mourão receberá vacina ainda hoje

Um relatório enviado pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, indicou que a regional de Saúde de Campo Mourão deveria receber, até a noite de hoje, 7200 doses da vacina contra o coronavírus. Mas, segundo informações, o número deve ser menor, uma vez que o montante da Oxford ainda não foi disponibilizado. Numa primeira etapa, a população contaria apenas com o imunizante da chinesa CoronaVac. Dados indicam que as doses enviadas devem ser, pelo menos, a metade do informado. 

De acordo com Eurivelton Siqueira, chefe da regional de Campo Mourão, as planilhas ainda estão sendo fechadas com Curitiba. “Não virão mais as 7,2 mil doses. Haja vista que o Paraná estava trabalhando com 400 mil doses e agora, só irá receber 265 mil”, disse. O planejamento ainda está sendo decidido. Mas ele acredita que, agora, serão vacinados idosos abrigados em asilos e profissionais atuantes na ponta do enfrentamento da doença. 

Outros profissionais de saúde serão vacinados em um segundo momento. “Os maiores de 18 anos serão vacinados em um ano. Será uma longa vacinação e por etapas”, explicou Eurivelton. Ele também destaca que as pessoas que receberem a primeira dose, devem contar com a segunda em um prazo de até 14 dias. Será uma prioridade e uma corrida contra o tempo. A segunda dose deve ser realizada entre 14 e 28 dias.   

A regional de Saúde de Campo Mourão engloba 25 municípios, num total de cerca de 330 mil habitantes. Embora faça a distribuição, caberá aos municípios planejar a vacinação. No caso de Campo Mourão, uma reunião hoje à tarde deve compor o plano. O município está com bons estoques de insumos. Como por exemplo, as seringas. Ontem, a regional recebeu um lote do governo do estado com 25 mil seringas.