Covid-19: após 26 dias internado, Parma recebe alta e já está em casa: “Venci”, diz ele

Após 26 dias internado, dos quais 10 ficou intubado, infectado com coronavírus (Covid-19), o vereador Devanildo Parma Bassi (PSD), de 50 anos, mais conhecido como Escrivão Parma, recebeu alta hospitalar e já está em casa se recuperando. O parlamentar estava internado na Santa Casa de Campo Mourão. Após todo o sofrimento e susto, agora ele está bem. 

“Estou me recuperando. Agora é fisioterapia todos os dias”, disse Parma, se referindo ao tratamento para recuperação dos movimentos após o longo período de internação. Ele recebeu alta no domingo (28). O vereador disse que está mais aliviado. Pensou que não resistiria à doença. “Graças a Deus e as orações de todos consegui sair dessa”, afirmou. 

Parma fez também um agradecimento em sua rede social. “Hoje quero compartilhar minha felicidade e vitória com todos vocês que estiveram e estão sempre aqui comigo. Recebi alta, estou de volta a minha tão amada família. Fiquei entre a vida e a morte e com graça de Deus tive a oportunidade de vencer e viver”, falou.  

O vereador agradeceu também o atendimento dos profissionais de saúde que o acompanharam. “Deixo minha gratidão eterna a todos os funcionários da Santa Casa que trabalharam incansavelmente pela minha recuperação e de tantos outros. Pude ver de perto e sentir na pele a importância de todos os profissionais da saúde nesse momento”, reconheceu.

Ele disse que volta ‘mais forte’, ‘mais grato’ e com ‘ainda mais coragem e vontade que antes’.  “E quero pedir do fundo do meu coração que todos se cuidem. Usem máscara, mantenham todos os protocolos de segurança. Essa doença é terrível e infelizmente nesse momento não temos sequer capacidade hospitalar para atender nossos doentes. Vamos vencer, mas é preciso cuidado e paciência nesse momento delicado”, afirmou. 

Parma foi internado na Santa Casa no dia 2 de fevereiro. No dia 3, foi transferido para a UTI-Covid, onde ficou intubado por 10 dias. Ele recebeu alta da UTI no dia 22 de fevereiro. Desde então estava hospitalizado em um quarto, onde vinha se recuperando até receber alta hospitalar. 

O parlamentar sentiu os primeiros sintomas da doença no dia 25 de janeiro. No dia 27 fez um teste na farmácia que positivou para Covid. Como contraprova, procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no dia 28, que recolheu amostras e enviou ao Laboratório Central do Estado (Lacen), que também positivou. 

Aposentado como escrivão da Polícia Civil desde 2019, Parma foi eleito para o primeiro mandato de vereador com 1.185 votos. Ele foi o mais votado entre os novos eleitos para esta legislatura.

Internado na Santa Casa, ele nem pôde participar da abertura das sessões ordinárias da Câmara de Campo Mourão, retomadas no dia 22 de fevereiro. Para aumentar a prevenção no plenário, foram instaladas placas de acrílico entre os vereadores. Por enquanto as sessões continuam restritas somente aos parlamentares.