Campo Mourão registra alta procura por vacina contra Covid por idosos
“Espero que seja válida e que ajude a salvar muitas vidas. Aguardava já há muito tempo por este momento.” O relato é da moradora de Campo Mourão, Dilce Teodoro de Oliveira Ribeiro de Castro, 85, após tomar a primeira dose da vacina contra coronavírus (Covid-19), na manhã desta terça-feira (2).
Assim como ela, várias outras dezenas de idosos aguardavam do lado de fora da Casa da Cultura de Campo Mourão para o tão esperado momento. A dose de esperança. “Só acho que a vacina deveria ser mais rápida para o resto da população. Está muito lento. E a situação só piora”, falou ela, ao criticar os negacionistas ao vírus. “Todos deveriam se proteger e proteger uns aos outros. É dever de cada um”, falou.
O aposentado Matheus Pinheiro Sobrinho, de 84, saiu sorridente da sala de vacinação. “Primeiro as bênçãos de Deus. Se ele abençoar nós o resto a gente consegue”, falou à TRIBUNA com um ar de esperança. “Estou muito feliz por este momento”, ressaltou.
O aposentado disse que a expectativa é que nos próximos dias, a esposa, prestes a completar 84 anos, possa também se vacinar. “Daqui uns dias é a vez da minha ‘velha’”, falou, ao comentar que um irmão que mora em Curitiba também já se imunizou. “Agora temos que continuar cuidando pedindo a Deus para que passe logo este momento”, acrescentou.
A imunização será realizada até às 16h30. A vacinação para esta faixa etária – 84 a 89 anos-, prossegue até a próxima sexta-feira, na Casa da Cultura. Devido a grande procura, o município está vacinando também pelo sistema drive-thru, em frente ao local. Na última semana, o município recebeu um lote de 910 doses da CoronaVac para a campanha. A procura pelos idosos está sendo grande na cidade.
Apesar do horário anunciado com antecedência pela prefeitura, muitos idosos chegaram bem antes do horário de abertura da vacinação. A moradora Ana Marina Pessanha, chegou ao local com o pai por volta das 8 horas. Ela disse que ele não consegue andar por problemas na coluna e aguardava no carro. “Acho que até poderiam dar preferência as estas pessoas. Já tinha pedido para ir vacinar ele em casa, mas disseram que não iriam”, falou ela, ao criticar também a aglomeração de pessoas no local.
Região
A vacinação para idosos prossegue em toda a região. Na última semana a Comcam recebeu mais 4.050 doses do Estado. Até o momento, a 11ª Regional recebeu pouco mais de 11 mil doses da vacina. A Saúde alerta que mesmo as pessoas vacinadas devem manter os cuidados de prevenção à doença, como uso de máscara de proteção, distanciamento social, uso de álcool em gel para higienização das mãos, entre outros. “Os cuidados básicos de prevenção continuam para todos independente de vacinar ou não”, ressaltou o chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira.

