Mais duas mulheres morrem de Covid-19 e Comcam chega a 282 mortes em 1 ano

Mais duas mulheres morreram de coronavírus na região de Comcam, elevando para 282 o número de mortes na região em um ano de epidemia. Entre as vítimas está uma senhora de 64 anos, moradora da cidade de Barbosa Ferraz, internada desde o dia 23 de fevereiro, na Santa Casa de Campo Mourão.

Morreu também uma idosa de 83 anos de idade, moradora de Campo Mourão. Coincidentemente ela também estava internada no hospital desde o dia 23 de fevereiro. Os óbitos ocorreram na noite dessa terça-feira (2).

Na tarde do mesmo dia, a Santa Casa já havia registrado as mortes de outras duas mulheres: uma de 81 anos, internada desde o dia 17 de fevereiro e outra, de 83 anos, hospitalizada na semana passada, dia 25. Ambas de Campo Mourão. 

Com mais estas mortes a cidade de Barbosa Ferraz contabiliza um total de 9 mortes, enquanto Campo Mourão, 98. A saúde na região vive um colapso por conta da falta de vagas em hospitais. Os casos confirmados da doença também crescem a cada dia, tomando proporções alarmantes.

Nessa terça-feira, o prefeito de Goioerê, Betinho Lima, gravou um vídeo dentro da UTI da Santa Casa da cidade. A unidade tem 10 leitos e todos estão ocupados com pacientes com Covid-19, todos intubados. “Estou com meu coração partido. Festa é bom, todo mundo gosta, mas vamos nos manter em casa neste momento”, pediu. O objetivo foi conscientizar a população da gravidade da situação.

Em Campo Mourão a ocupação de leitos de UTI também ultrapassou 100%. Para se ter ideia da gravidade da situação, mais de 800 pessoas passaram pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no fim de semana com sintomas da doença. Mais da metade desse total teve exames coletados e os resultados devem chegar até o fim de semana. As informações foram repassadas pelo secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, em live na página do município na internet na segunda-feira. 

“Infelizmente estamos vivendo uma situação que não queríamos, mas que era prevista. A quantidade de pessoas contaminadas é muito grande, situação que preocupa demais porque a UPA tem limitação de atendimento, mesmo com as contratações que fizemos”, comentou o secretário. Diante da situação, o município solicitou ao Ministério da Saúde mais respiradores para improvisar o serviço de intubação na UPA.

Mortes na região

Campo Mourão (98); Goioerê (21); Ubiratã (19); Campina da Lagoa (14); Araruna (13); Peabiru (13); Terra Boa (12); Mamborê (11); Engenheiro Beltrão (9); Barbosa Ferraz (9); Roncador (9); Moreira Sales (8); Iretama (6); Janiópolis (6); Quinta do Sol (6); Boa Esperança (5); Farol (5); Juranda (4); Corumbataí do Sul (3); Fênix (2); Nova Cantu (2); Luiziana (2); Altamira do Paraná (2); Quarto Centenário (1); e Rancho Alegre D'Oeste (1).