Historiador doa quadro com página da TRIBUNA para acervo da Unespar

O historiador mourãoense Jair Elias dos Santos Junior e o professor Antônio Carlos Aleixo, fizeram a doação para o campus da Universidade Estadual do Paraná em Campo Mourão de um quadro com uma página da TRIBUNA. A reportagem é sobre a inauguração do prédio da faculdade, publicada em 28 de janeiro de 1973.

Segundo o historiador, a doação do quadro é um reconhecimento da importância da universidade na comunidade e da preservação da luta daqueles que sonharam, há mais de 50 anos, com a criação de cursos superiores em Campo Mourão. “O atual campus faz parte dos sonhos coletivos dos mourãoenses, quando um grupo de estudantes, em 1968, reivindicou a criação da faculdade ao governador Paulo Pimentel”, disse Jair Elias.

Ele ainda ressaltou sobre a participação decisiva do então prefeito Horácio Amaral, que ergueu o prédio sem qualquer recurso do Estado ou da União. “Uma cidade só será amada se o seu povo conhecer a sua história. Compartilhar é conhecer”, escreveu o historiador na rede social.

A construção do prédio da faculdade começou em setembro de 1971 e foi inaugurado em 28 de janeiro de 1973. A conferência de inauguração contou com a presença do ex-governador do Estado, Bento Munhoz da Rocha Neto, que era professor. Na conferência ele citou que os múltiplos problemas nacionais decorriam de um problema básico: a educação.

“Naquele tempo, algumas autoridades abandonaram a ideia da criação de cursos superiores em Campo Mourão ante um parecer contrário do Conselho Estadual de Educação. Um grupo de estudantes formou a Comissão Pró-Fundação da Faculdade de Filosofia e foi a campo arregimentar assinaturas”, conta o advogado Inajá Messias, que também foi colunista da TRIBUNA.

Segundo ele, na época um abaixo assinado com mais de 10 mil assinaturas foi entregue ao governador Paulo Pimentel por ele e pelo pioneiro Pedro Rogério Neto (já falecido). “O governador prometeu e todo o processo foi retomado. E aí nasceram os primeiros cursos superiores de Campo Mourão”, relata Messias.