Regional de Saúde recebe 18ª remessa com mais 7.120 doses de vacina contra Covid
A 11º Regional de Saúde de Campo Mourão recebeu a 18ª remessa de vacinas com mais 7.120 doses contra coronavírus (Covid-19). São 6.410 doses da Covishield, fabricada pela parceria entre Universidade de Oxford, AstraZeneca e Fiocruz e 710 da CoronaVac, produzida em parceria pela farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan, de São Paulo.
As doses são para aplicação do reforço na população de 60 a 64 anos; idosos de 65 a 69 anos e 85 a 89 anos; e trabalhadores das forças de segurança. Campo Mourão receberá 180 doses da Coronavac e 1.570 da AstraZeneca. Veja abaixo o quantitativo por municípios.
O chefe da 11ª Regional de Saúde, Eurivelton Wagner Siqueira, informou que a entrega das doses aos municípios será feita na manhã desta quarta-feira. Para evitar aglomerações, os municípios foram divididos por horários. Às 10h30 receberão as vacinas as cidades de Mamborê; Barbosa Ferraz; Ubiratã; Terra Boa; Altamira do Paraná; Rancho Alegre D’ Oeste; Goioerê; e Janiópolis.
Às 11 horas: Quinta do Sol; Quarto Centenário; Engenheiro Beltrão; Campina da Lagoa; Peabiru; Juranda; Corumbataí do Sul; e Roncador. Por fim, às 11h30, receberão as doses Nova Cantu; Farol; Fênix; Luiziana; Moreira Sales; Iretama; Boa Esperança; Araruna; e Campo Mourão.
Profissionais da educação
Na mesma entrega, os municípios receberão também as 1.095 doses da AstraZeneca para primeira aplicação nos profissionais da educação. O número de doses é insuficiente. Atingirá, neste primeiro momento, apenas uma pequena parcela dos trabalhadores. Este é o primeiro lote destinado ao grupo prioritário.
O quantitativo integra a 16ª remessa de imunizantes recebidos pelo Paraná através do Ministério da Saúde. A indicação é que os municípios vacinem os trabalhadores da educação por idade, iniciando pela faixa entre 55 e 59 anos.
Nesse primeiro momento, apenas os da Educação Básica (creche, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizante e EJA) serão atendidos, dentro da estratégia casada com o retorno das aulas. A recomendação é que seja apresentado documento que comprove a vinculação ativa do profissional com a escola ou apresentação de declaração emitida pela instituição de ensino.
As doses representam 17,44% do grupo de trabalhadores da educação na região de Campo Mourão. Conforme a Regional de Saúde, 951 profissionais serão vacinados na Comcam nos próximos dias. Em Campo Mourão são 286.
O Paraná passou dos 2 milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose contra coronavírus. Ao todo, foram aplicadas 3.109.685 doses. Até a tarde desta terça, 18,3% da população do Estado recebeu a primeira dose e 42% das pessoas incluídas nos grupos prioritários definidos pelo Plano Estadual de Vacinação.
O Estado já entregou 3,7 milhões de doses aos municípios. As mais de 2 milhões de vacinas aplicadas correspondem a 80,3% das 2,5 milhões destinadas para a primeira dose. Também foram aplicadas 88,4% das 1,2 milhão de vacinas enviadas para serem usadas como dose de reforço, um total de 1.079.531.
Grupos prioritários
Com a marca atingida, o Paraná já vacinou com a primeira dose cerca de 92% das pessoas com 60 anos ou mais, além de um número maior de trabalhadores de saúde do que o previsto inicialmente no Plano Estadual, já que novos profissionais estão contratados para fazer frente à doença.
Até agora, 1.644.374 idosos tomaram a primeira dose, sendo que 807.970 também já receberam a segunda. Nos profissionais de saúde, foram aplicadas 325.751 primeiras doses e 247.570 segundas doses. Também já foi imunizada grande parte das pessoas idosas institucionalizadas, pessoas com deficiência em instituições inclusivas, indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais.
Desde o mês passado, a vacina também está sendo aplicada nos trabalhadores das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, sendo que 9.808 profissionais já receberam a primeira dose.
Com a vacinação atingindo grande parte do público idoso, o Estado passou, então, a vacinar pessoas com idade entre 18 e 59 que tenham comorbidades, além de gestantes e puérperas, e pessoas com deficiência permanente grave. A Secretaria da Saúde começa agora a distribuir as vacinas que serão aplicadas nos profissionais da educação, ação paralela ao retorno gradativo das aulas presenciais no Paraná.
Com um público de cerca de 1,3 milhão de pacientes com comorbidades, número que também inclui mulheres grávidas ou que deram à luz recentemente, o grupo é o que concentra o maior número de pessoas, de acordo com o Plano Estadual de Vacinação. Entre os cerca de 1,3 milhão elencados no plano, 20.391 receberam a primeira dose até o momento.




