Colégio construído há quase 70 anos se tornou um espaço multifuncional

Inaugurado em fevereiro de 1952 na área central de Campo Mourão, o Colégio Estadual Marechal Rondon já prepara a programação para comemorar os 70 anos em 2022. O estabelecimento, que a partir deste ano passou a oferecer o ensino cívico-militar, também se tornou um espaço multifuncional, onde estão instalados vários serviços para atender não apenas os alunos como também a comunidade.

Além de aulas da rede estadual, o Rondon conta com um espaço onde funciona a sede a Patrulha Escolar da Polícia Militar, uma quadra poliesportiva, uma arena multi-uso de grama sintética, uma horta comunitária e uma moderna biblioteca prestes a ser inaugurada para uso também da comunidade. 

A diretora, Rita de Cássia Cartelli, enumera ainda outros serviços e projetos oferecidos, como modalidades esportivas, uma sala específica e remodelada para a modalidade de xadrez, aulas de informática e de música (incluindo a fanfarra). “A infraestrutura do colégio não é apenas para os alunos, mas voltada a comunidade. E com o ensino cívico-militar será possível abrir ainda mais para o público externo”, afirma a diretora.

A integração com a comunidade, segundo a diretora, sempre foi uma das características do colégio e o que tem viabilizado a oferta de serviços. “A nova biblioteca foi uma reivindicação da comunidade, via APM, que pagou o projeto. A base da arena esportiva, feita de concreto, também foi custeada pela APM para que a comunidade possa fazer uso. É um colégio que tem muito apoio da comunidade, inclusive financeiro e com isso não fica dependendo apenas do poder público”, reforça.

O espaço da Patrulha Escolar foi uma alternativa para viabilizar o serviço da Polícia Militar já que o Estado não tinha um local disponível. Para tanto foi cedida a casa do permissionário (zelador) do colégio. “A cessão de uso venceu recentemente e para renovação a condição da APM é que a Secretaria de Segurança Pública ofereça uma contrapartida com a colocação de mais câmeras para melhorias da segurança”, revela a diretora. 

A nova biblioteca, cuja inauguração está marcada para o dia 22 de maio, foi construída pelo governo do Estado e também será aberta à comunidade. “Teremos ainda um projeto de leitura, escrita e publicações com a biblioteca aberta um sábado por mês, quando o comércio também estiver aberto o dia todo”, adianta a professora. 

Para marcar o aniversário de sete décadas, no próximo ano, um livro com a história do colégio já está em processo de elaboração. Outra novidade será um desfile, para o qual serão convidados ex-alunos que vão completar 70 anos em 2022.