Hemonúcleo busca doação de plasma de pacientes que tiveram Covid-19
Pessoas que já se recuperaram da Covid-19 podem ajudar outros pacientes de uma forma bastante simples: doando plasma. Um dos componentes sanguíneos, justamente a parte líquida do sangue, o plasma de pacientes que tiveram a doença pode concentrar uma grande quantidade de anticorpos que agem no combate à infecção – é o chamado plasma hiperimune ou plasma convalescente.
Desde o ano passado, o Hemonúcleo de Campo Mourão está fazendo a coleta. Nesta semana, o banco de sangue voltou a pedir a doação a pacientes já curados de Covid, em suas redes sociais. Para isso, segundo o hemonúcleo, o paciente recuperado precisa esperar até 45 dias do diagnóstico do RT-PCR ou 30 dias após o fim dos sintomas. Também é necessário agendar a coleta no telefone (44) 9.9878-3811.
O sangue do doador é analisado para ver a quantidade de anticorpos IgG (Imunoglobulina G) circulante. Caso haja uma boa titulação de anticorpos, é feita a produção. Cada bolsa de sangue produz 200 ml de plasma hiperimune.
A transfusão de plasma convalescente é experimentada há tempos como terapia para doenças infecciosas. Chegou a ser usada na pandemia de gripe espanhola, no início do século passado, e também em surtos mais recentes, como do sarampo, da influenza e até do ebola.
No caso da doença causada pelo novo coronavírus, a transfusão é feita no início da infecção, nos primeiros cinco dias, em pacientes que não estejam com o pulmão muito comprometido e sempre com autorização dos familiares.
Serviço
Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (44) 9.9878-3811 ou www.saude.pr.gov.br/pagina/doacao-de-sangue
Critérios para doação
* Ter entre 18 a 59 anos de idade;
* Trazer impresso o resultado para Covid-19;
* Não ter sido submetido à ventilação mecânica nos últimos 12 meses;
* Não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses;
* Mulheres: Não ter tido nenhuma gestação/aborto;
* Ter saído do isolamento: mínimo de 30 dias e no máximo 180
* Doador recuperado a menos de 30 dias não poderá doar sangue

