Governador Ratinho Junior foi a Brasília defender menor tarifa no pedágio do Paraná
O novo modelo de concessão de rodovias no Paraná deve priorizar a menor tarifa, sem outorga para o Governo Federal. Foi o que o governador do Paraná, Ratinho Junior, defendeu durante encontro com o presidente da República, Jair Bolsonaro, em Brasília. O governador reforçou a defesa de um modelo que una tarifas baixas, obras necessárias para o desenvolvimento do Estado e transparência no processo, ouvindo a sociedade paranaense.
“O governo federal sinalizou mudanças efetivas no projeto e apresentará uma nova proposta ao Paraná. Nas agendas em Brasília nesta semana reforçamos o desejo de todos os paranaenses por uma tarifa mais baixa, com a execução de obras e que o leilão ocorra na Bolsa de Valores de São Paulo, com a maior transparência possível”, disse o governador. Segundo ele, o compromisso do governo é com a infraestrutura do Paraná, dentro do sonho de transformar o Estado em um hub logístico.
A proposta apresentada pessoalmente pelo governador está alinhada ao modelo proposto pelo G7, grupo das principais entidades do setor produtivo paranaense. Os empresários pedem que a licitação da concessão seja pela menor tarifa, sem limite de desconto; garantia de execução das obras por meio de depósito caução; a desoneração do PIS/Cofins que incide sobre as tarifas de pedágio; e a transparência total no processo.
“O presidente confirmou que há um novo entendimento que contempla nossa proposta. Os técnicos do Ministério da Infraestrutura também estão incorporando as mudanças sugeridas nas audiências públicas. Foram mais de 3 mil solicitações”, acrescentou o governador.
Na nova concessão, o Governo do Estado solicitou a inclusão da PR-323, no Noroeste, da PR-280, no Sudoeste, e da PR-092, no Norte Pioneiro, como forma de levar desenvolvimento e segurança para regiões estratégicas do Paraná. O conjunto de rodovias em projeto é formado por estaduais (35%) e federais (65%).
O pacote atual prevê a duplicação de 1.783 quilômetros, a construção de 10 contornos urbanos, 253 quilômetros de faixas adicionais nas rodovias já duplicadas e 104 quilômetros de terceira faixa para apoio ao trânsito. A proposta contempla ainda sinal de wi-fi em todos os trechos de estradas, câmeras de monitoramento e iluminação em LED.
Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, será a concessão mais moderna do País. “O ministro de Infraestrutura já esteve no Paraná, participamos de audiências públicas, reuniões técnicas e estamos procurando acertar todos os detalhes para não errar. Pedágio é um assunto que carrega um trauma no Estado. Nós defendemos um modelo que contemple o que a população exige: o menor valor na tarifa”, afirmou o secretário.
O presidente da Comcam, Leandro de Oliveira (prefeito de Araruna), também apoia a proposta de menor tarifa e defende a inclusão da duplicação do trecho entre Campo Mourão e Guarapuava. “Esse trecho não foi contemplado no projeto e é um corredor de grande movimento, especialmente para escoamento da produção até o Porto de Paranaguá. Vamos lutar para que seja incluído”, acrescentou o prefeito.

