Janiópolis tem projeto para produção de hortaliças na cidade e zona rural

O município de Janiópolis começou a reativar a horta da Pastoral da Criança por meio do projeto de inclusão social Hortas Rural e Urbanas, desencadeado em várias parcerias. Toda a produção será destinada às famílias de baixo poder aquisitivo e em situação de vulnerabilidade. A expectativa é que a produção possa atender pelo menos 80 famílias.

Segundo o técnico local do IDR-Paraná, José Claudio do Prado, desde 2016 a Unidade Local tem incentivado o Projeto com a implantação de pomares caseiros de maçã, goiaba, uva, laranja, limão, coco anão e outros, com intuito de melhorar a qualidade alimentar e combate a desnutrição. “O objetivo é estimular, aproveitar espaços ociosos na zona rural ou urbana, com o uso de tecnologia compatível e de baixo custo na produção”, explicou.

Ele explica que as parcerias com o poder público e entidades viabiliza desde o plantio, uso de adubação química e orgânica, compra coletiva de mudas, uso de resíduos de podas de gramas e árvores, orientação técnica coletiva e produção de alimentos livres de agroquímicos.

“No que se refere aos hábitos alimentares predomina em nosso município o consumo diário de arroz, feijão e carnes. É notória  a baixa presença de pomares e hortas caseiras nas propriedades rurais, por isso desenvolvemos esse projeto como mais um recurso de inclusão social”, disse o técnico, ao acrescentar que será iniciado um levantamento para incentivar a produção de hortaliças também na vila rural. 

Além do IDR-PR e da prefeitura, estão envolvidos no projeto as Associações de Produtores Rurais, Vila Rurais, Pastorais da Criança, Catequese e Vicentinos, Igrejas Presbiteriana Renovada, Congregação Cristâ no Brasil, Assembleia de Deus, Quadrangular,  Só  o Senhor e Deus,  Rotary Club e  Associação Comercial e Industrial.