Homem recebe transplante de mãos

Um americano passou por um raro transplante duplo de mãos em um hospital de Boston, nos Estados Unidos.
Richard Mangino de 65 anos perdeu as duas mãos e os dois pés devido a uma infecção em 2002. Após ser submetido a uma cirurgia por 12 horas com uma equipe de 40 profissionais o paciente teve implantadas duas mãos doadas.
Mangino agradeceu a família do doador e expressou toda a sua felicidade.
“Minha família e eu choramos a perda de seu familiar. Me sinto honrado e constrangido pela emoção. Obrigada por este presente tão incrível”.
“O único milagre pelo qual rezei, desde que meu neto mais velho nasceu, Trevor, foi poder ter o sentido do tato novamente. Tocar o rosto dele e de Nicky, fazer carinho no cabelo deles e ensiná-los a lançar a bola. Para mim, isso seria um milagre. E hoje esse milagre se tornou realidade. Estou eternamente agradecido”.
Desde que a primeira intervenção de transplante de mãos realizada por especialistas franceses na cidade de Lyon em 2000, foram realizados apenas 21 transplantes duplos em todo o mundo.
O transplante envolveu uma delicada conexão de pele, tendões, músculos, ligamentos, ossos e tecido vascular.
Segundo Simon Talbot, chefe da equipe de cirurgia que operou Mangino, os resultados até agora foram de um sucesso assombroso, porém há a necessidade de meses de terapia e quase meio ano para recuperar o sentido do tato.
