Melões contaminados causam morte de 13 pessoas

Melões infectados com a bactéria Listeria monocytogenes causa a morte de 13 pessoas nos Estados Unidos e infectou outras 72, segundo informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país.

A Listeriose possui os sintomas parecidos com os de gripe, pode causar dores musculares e febre. Nas grávidas a doença é mais grave, podendo até levar ao aborto ou fazer com que a criança venha a nascer com meningite. Idosos, recém-nascidos e adultos com as defesas do corpo enfraquecidas também são mais vulneráveis para a infecção.

Quatro tipos diferentes da bactéria já foram detectados em 18 estados norte-americanos desde o início do surto, que teve início em 15 de agosto, porém as mortes aconteceram somente em 8 estados.

A fazenda onde os melões foram produzidos solicitou que seus produtos fossem recolhidos pela agência que regula remédios e alimentos nos Estados Unidos (FDA).

O tipo de melão infectado é conhecido como Rocky Ford, mas as autoridades sanitárias dos EUA alertam que a Listeria pode crescer em outros tipos de melões, guardados dentro ou fora da geladeira.

Podemos ver que o cuidado com a comida deve ser tomado com todos os tipos de alimentos, sejam eles industrializados ou naturais. É necessário lavar, acondicionar em local adequado e ficar atento para qualquer sinal que indique que o alimento não está em boas condições para ser utilizado.

Fonte: G1