Sentir ciúmes é normal. Quem nunca sentiu?

O ciúme romântico é aquele que surge no contexto de um relacionamento amoroso. Onde todos nós cultivamos certo grau de ciúme. Afinal, quem ama cuida, não é?

Porém o ciúme pode variar chegando a forma mais excessiva passando a ser considerado patológico.

O ciúme patológico pode causar inúmeros transtornos no contexto de um relacionamento amoroso chegando até a prejudicar outras áreas da vida de uma pessoa, como a vida social, profissional, familiar, provocando , por vezes, uma série de conflitos.

A máxima, citada acima, quem ama cuida é comumente citada pelos parceiros ciumentos para justificar seus atos. No entanto quando este sentimento passar a ser um sofrimento muito grande, a ponto de prejudicar a vida daquele que o sente, pode se tratar de um ciúme patológico.

Diferente do ciúme adequado, o doentio não precisa de motivação.  Ele pode surgir sem que algo desencadeie uma suspeita, e assim, o ciumento patológico acredita em seus próprios delírios, e isso em casos extremos, pode levar a agressões ou até a morte.

Contundo, principalmente no contexto brasileiro, muitas pessoas que são vítimas de ciúme, sentem-se lisonjeadas em contar este tipo de sentimento do parceiro. Porém diante do aumento de casos de violência registrados e noticiados, é preciso muita atenção para quando o cuidado passa a ser patológico.

Excelente semana!