Contas irregulares

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) encaminhou ontem, à Justiça Eleitoral, a lista de agentes públicos com contas julgadas irregulares. Da região, o nome de pelo menos dez ex-prefeitos estão incluídos na relação, entre eles: Avelino Bortolini (Janiópolis); Durvalino Rocha Ribeiro e Ademar Klein (Altamira do Paraná); Fuad Kfuri e Vicente Okamoto (Goioerê); Ilizeu Puretz e Joaquim Rodrigues da Silva (Roncador); Same Saab (Iretama); Jair Candido de Almeida (Barbosa Ferraz) e José Dalpont (Engenheiro Beltrão). A relação completa é composta por 1.783 registros, relativos a 1.275 administradores públicos, que tiveram contas desaprovadas pelo órgão de controle externo nos últimos oito anos. Todos os processos têm trânsito em julgado. A Justiça Eleitoral adota a lista como um dos critérios para impugnação de candidaturas. Hummmmm…

Luto

O prefeito de Juranda, Bento Batista (PTB), baixou decreto determinando luto oficial de três dias no município pela morte do ex-vereador Irani Redes Sgarione, 53. Atualmente, o ex-vereador era servidor público municipal. Ele morreu na terça-feira de infarto fulminante. Estava em Campo Mourão quando passou mal. Sgarione foi vereador na gestão de 1997/2000. Triste notícia.

Polêmica

Aprovada pela Câmara de Vereadores, a criação da secretaria de Relações Públicas em Barbosa Ferraz ainda continua dando o que falar. O principal questionamento é em relação ao aumento de custos aos cofres da prefeitura com pagamento de salário. No entanto, de acordo com o prefeito do município, Gilson Cassol (PT), não há com o que se preocupar. Ele garantiu ontem à coluna que a secretaria não gerará custos, uma vez que a vice-prefeita, Pedra Guimarães (PT) assumirá a pasta. Eu já expliquei isso aos vereadores, ressaltou. Segundo Cassol, a secretaria foi criada para envolver sua vice na administração. Ela será uma espécie de porta voz da prefeitura e atuará diretamente no gabinete do prefeito.

Polêmica 2


Cassol disse ainda que a nomeação de Pedra deverá ser feita ainda nesta semana. Ele confia que a secretaria somará em muito ao seu governo. Eu não tenho tempo de dar explicações de tudo o que acontece dentro do governo, a minha vice vai fazer exatamente isso dentro da secretaria, vai levar aos vereadores e à população o que está sendo feito pela administração. Isso tudo sem mais custos à prefeitura, ponderou. É, mas tem gente que só acredita vendo, viu?! 

Dito e Escrito

Eu sou favorável a secretaria, desde que não haja mais gastos ao município.

Luciano Soares de Souza (SDD), presidente da Câmara de Barbosa Ferraz, sobre a criação da Secretaria de Relações Públicas da prefeitura.