25 anos da constituição

Promulgada no dia 4 de outubro de 1988, pelo presidente do processo constituinte Ulisses Guimarães, a Constituição Federal Brasileira completou na última sexta-feira, 25 anos. Até então, o mundo era dividido em dois blocos: o socialista/comunista e o denominado mundo livre, liderado pelos Estados Unidos da América do Norte. Para relembrar o fato, que mudou o rumo de nossa história política, a coluna traz registro fotográfico do ex-deputado estadual e federal por Campo Mourão Darcy Deitos com o então governador José Richa e ex-prefeito de Curitiba, Maurício Fruet, durante participação no movimento. Sobre o assunto, Deitos traz também na TRIBUNA LIVRE de hoje, artigo fazendo menção ao processo constituinte. Vale a pena ler.

 

Comissão vai levantar

obras paralisadas

A Câmara de Vereadores de Campo Mourão aprovou Comissão Especial para realizar levantamento e vistorias para identificar obras atrasadas ou paralisadas no município. O requerimento, de autoria do vereador Edson Battilani (PPS), foi aprovado por unanimidade. A comissão levantará também possíveis alterações de custos em edificações. Durante o levantamento será feito relatório sobre irregularidades encontradas para posterior solução. Formam o comitê os vereadores, Edson Battilani, Luiz Alfredo da Cunha Bernardo (PT do B), e Vilma Terezinha Pinto (PT).

 

Câmara cobra respostas da prefeitura

O presidente da Câmara de Vereadores de Campo Mourão, Pedro Nespolo (Partido Solidariedade), cobra o município para respostas de requerimentos não respondidos dentro do prazo. O vereador divulgou que a prefeitura não respondeu no prazo 46 requerimentos aprovados pelo Legislativo. Na sessão de segunda-feira, os edis aprovaram requerimento para que a prefeita Regina Dubay (PR) mande as respostas. Hummmmm…

 

Câmara aprova aumento de abono,

mas admite inconstitucionalidade

A Câmara de Vereadores de Campo Mourão aprovou nesta semana, por unanimidade, projeto de abono aos servidores com parte do dinheiro da venda das contas-salários. Ao invés dos R$ 200, sugeridos pela prefeitura, os vereadores aprovaram R$ 300 para cada servidor. Porém, os próprios vereadores admitem inconstitucionalidade no projeto, já que assunto seria privativo ao Executivo.

 

Prefeita pode ser presa, diz Eraldo

Os vereadores aprovaram o projeto, mas deixaram os servidores avisados que não esperam que a prefeita aprove, porque caso contrário, ela poderá responder por improbidade administrativa. A prefeita vai vetar. Ela pode ser presa, disse Eraldo Teodoro (PMDB). Estive falando com a prefeita e ela já disse que não tem condições de aprovar porque é inconstitucional, emendou Edilson Martins (PSD). Já o vereador Luiz Alfredo da Cunha Bernardo (PT do B), diz que há um problema de ordem técnica.

 

Oposição saudável

Que elogio não enche a barriga de ninguém é fato. Contudo o comportamento de alguns vereadores de oposição na Câmara de Campo Mourão é digno de confetes. Na sessão de segunda-feira, por exemplo, o vereador Eraldo Teodoro (PMDB) e Edson Battilani (PPS), alertaram sobre o risco de a prefeita Regina Dubay (PR) responder processo de improbidade administrativa, caso sancionasse projeto de abono dos servidores, aprovado pela Câmara. Vale lembrar que Eraldo, além de oposição, carrega ainda mágoa com a prefeita devido a compromissos eleitorais não cumpridos segundo ele. Já Battilani é do PPS, partido de oposição ferrenha a Regina. Os vereadores deram exemplo de que existe oposição saudável e construtiva. Sem rasgação de seda, palmas para eles.

 

Vereador critica criação de comissões

Encerrando por hoje, o vereador Edilson Martins (PSD), criticou a criação de comissões especiais na Câmara de Campo Mourão. Segundo ele, as comissões sobrecarregam os vereadores e ‘não dão em nada’. Comissões dão muito trabalho. Estou fora. Não vou me sobrecarregar com comissões que não dão resultados para a população, reclamou.

 

 

Dito e Escrito

 

O governo do Estado não anda de carro, anda de avião. Não precisa de estradas boas. E a prefeita usa carro da prefeitura.

 

Isidoro Moraes (PP), vereador de Campo Mourão, ao falar sobre a situação das estradas rurais do município.