Regina reconhece caos no Barreiro e ataca Estado

A prefeita Regina Dubay (PR) reconheceu ontem, à coluna, que a situação do asfalto que liga a cidade ao Barreiro das Frutas está caótica. No entanto, mesmo sendo do município, a responsabilidade de manutenção da via, ela disse que falta vontade do Estado em ajudar. A prefeita explicou que foi proposto ao Governo um convênio em que a prefeitura entraria com a mão de obra e maquinários e o Estado doaria a massa asfáltica para os trabalhos. Com isso seria feito um novo asfalto naquela região. Mas este convênio até agora não foi concretizado, não por minha parte. Está faltando a boa vontade do Estado, falou.

Não precisava todo esse desgaste

Apesar de ser criticada pelo vereador Isidoro Moraes (PP), que reclama da demora da prefeitura em fazer a manutenção do trecho, Regina falou que tem cobrado diariamente a todos, inclusive aos deputados Douglas Fabrício (PPS) e Marla Tureck (PSD) sobre a situação. É tão pouco. Não precisava todo esse desgaste, comentou. A prefeita lembrou que há cerca de quatro meses fez vistoria no local com o presidente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Osmar Lopes, que reconheceu a situação do trecho. Desde o dia 1º de janeiro temos cobrado o Governo. A minha parte como prefeita estou fazendo, ponderou. Hummmmm…

Sem orçamento

Sobre o caso, Regina disse ainda que Campo Mourão não tem orçamento para fazer a obra sozinho. As responsabilidades têm que ser divididas. Aquela estrada é estadual, ressaltou. A prefeita falou que se fosse para entrar com a matéria-prima, não sobraria massa asfáltica para o município tampar um buraco que seja na cidade. A prefeitura sozinha não tem como fazer a manutenção, frisou.

Prefeita fala em levar agricultores em frente ao Palácio do Iguaçu

Encerrando o assunto, Regina falou também que se acontecer o manifesto dos produtores rurais em frente à prefeitura, ela pagará um ônibus do próprio bolso e levará todo mundo ao Palácio do Iguaçu e DER para cobrar o Estado. Vamos levar também todas as cópias dos ofícios que desde o dia primeiro de janeiro estão protocoladas no Governo do Estado, ressaltou. Xiiiii, agora sobrou até para o Beto Richa.

Terreno da UTFPR

Boa notícia para Campo Mourão. A prefeitura, já fez a desapropriação do terreno para construção de um novo bloco da UTFPR. A doação deverá ser feita oficialmente ao reitor Carlos Eduardo Cantarelli, na próxima semana, em Curitiba. São 47 mil metros quadrados. A obra permitirá a implantação de três novos cursos na instituição, são eles: Engenharia Mecânica, Engenharia de Energia e Engenharia Química. O investimento é de mais de R$ 14 milhões. Mas que beleza.

Aeroporto regional

As obras do aeroporto regional em Campo Mourão iniciarão em março do próximo ano. A informação é do vice-presidente de Agronegócio e de Governo do Banco do Brasil, Osmar Dias. O Banco do Brasil será responsável por acompanhar e controlar todo o processo de implantação do plano, lançado no final do ano passado pela ministra Gleisi Hoffmann (PT). Até 2015, todos os aeroportos estarão construídos, assegurou Dias. Segundo ele, as obras serão realizadas no prazo previsto.

Diagnóstico

Segundo Dias, as empresas selecionadas pelo edital, lançado em julho último, irão iniciar os diagnósticos em outubro. Os pré-projetos deverão ser apresentados dentro de 90 dias para posteriormente serem divulgados os editais da licitação, em Regime Diferenciado de Contratação. Os aeroportos serão de quatro tamanhos diferentes, mas com o mesmo projeto arquitetônico, e serão implantados de acordo com o porte do município e das rotas.

Corumbataí do Sul

Encerrando por hoje, o município de Corumbataí do Sul realiza no próximo dia 24 licitação para contratar empresa para construção de calçadas, rampas de acesso e colocação de placas de trânsito. O valor máximo previsto é de R$ 116,4 mil. A licitação será às 9 horas, na prefeitura do município.

Dito e Escrito

Ninguém está escondendo essa situação que já vem desde o ano retrasado e cada ano piora.

Regina Dubay (PR), prefeita de Campo Mourão, ao comentar sobre a situação da estrada que liga Campo Mourão ao Barreiro das Frutas.