Demissões na prefeitura
Passadas as eleições começam as demissões nas prefeituras da região. Em Farol, por exemplo, a prefeita Dina Cardoso (PMDB) demitiu nessa quarta-feira, 10 cargos comissionados. As demissões, segundo publicação oficial, têm a finalidade de cortar gastos orçamentários nesta fase de gestão, conforme lei complementar 101/2000. Cortes de gastos, sei…
Eleição em Curitiba
Saiu a primeira pesquisa para o segundo turno das eleições municipais em Curitiba. A pesquisa, feita pelo instituto IRG, ouviu 1,2 mil eleitores entre os dias 15 e 17 de outubro. A margem de erro é de 2,8% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número 681/2012. Na pesquisa estimulada, Gustavo Fruet (PDT) tem 48% da preferência do eleitorado contra 35,8% de Ratinho Júnior (PSC). Na espontânea Fruet obteve 44,3% contra 32,8% de Ratinho Júnior. No quesito rejeição 23,9% responderam que não votariam em Ratinho Júnior e 13,8% em Gustavo Fruet. E haja adrenalina…
O que não mata, fortalece…
Em Engenheiro Beltrão, após reeleito prefeito com 4.341 votos, Elias de Lima (PSD) fez questão de agradecer seus adversários políticos pela perseguição. Há informações que Lima esteja entre os prefeitos mais perseguidos do Paraná pelos opositores. Fui um prefeito muito perseguido, muito combatido. Mas isso nos fortalece muito. Porque quando você entra para uma guerra e sai dela inteiro, se fortalece cada vez mais. Eu agradeço essas pessoas que combatem a gente por que nos fortalece muito, ironizou. Ah, é como diz o ditado: o que não mata fortalece, né?
Administração para o pobre
Ontem Lima concedeu uma entrevista exclusiva a este colunista após sua reeleição. Ele atribuiu a perseguição adversária, ao mandato voltado à classe menos favorecida do município. Eu sou um prefeito que não agrada muito a elite da cidade. Fiz um mandato voltado para o produtor rural, para o funcionário que precisava de emprego. Fizemos uma administração voltada para o pobre, ao cidadão que precisa. E quando você governa para os menos favorecidos acaba magoando alguém, desabafou o homem. Hummmmm…
Reeleição histórica
A reeleição de Lima à prefeitura de Engenheiro Beltrão, se torna, aliás histórica no município. É a primeira vez que um prefeito em exercício é reeleito na cidade. Na região, o mesmo feito aconteceu em Pitanga, com a reeleição de Altair José Zampier (PR). Zampier foi reeleito com exatos 11 mil votos, vencendo por uma diferença de 3.606 votos o segundo colocado. Olha a responsa, hein?
Equipe de transição
A prefeita eleita em Campo Mourão, Regina Dubay (PR) já formou uma equipe de transição para fazer o levantamento da situação atual do município. Nesta semana ela participou de uma reunião com o prefeito Nelson Tureck (PSD) e o coordenador geral do município José Carlos Severino, para tratar de assuntos da transição. Segundo informações, Regina apresentou algumas pessoas que estão fazendo contatos com as secretarias para se interar da peculiaridade de cada uma. A mulher não perde tempo mesmo, né?
Encontro de prefeitos
E hoje tem encontro de prefeitos na sede da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam). O tema da pauta: a queda no Fundo de Participação aos Municípios (FPM), que desabou neste ano. A reunião será às 9h30. Serão discutidas providências a serem adotadas pelas prefeituras como forma de amenizar os prejuízos causados pela queda do repasse. Em algumas cidades da região, pasmem, a queda ultrapassa até 50%. O FPM é principal receita dos municípios de pequeno e médio porte. Ah a Dilma, hein?
Dito e Escrito
Pode ter certeza que serei de novo o prefeito do cidadão beltrãoense, independente de voto político.
Elias de Lima (PSD), prefeito reeleito em Engenheiro Beltrão.
