Prefeita x susto

A prefeita de Campina da Lagoa, Célia Cabrera (PRTB), que concorre à reeleição no município, levou um susto na noite de quinta-feira, durante uma reunião política, no distrito de Herveira. Segundo informações, a prefeita participava do evento, quando um homem, conhecido apenas como Salmora, acompanhado de dois irmãos e um vereador, chegaram ao local. Segundo a Polícia Militar, o grupo teria causado tumulto e ainda feito ameaças. A reunião era realizada na casa de um morador da localidade e precisou ser interrompida. Cerca de 30 pessoas participavam do encontro. A PM foi chamada para controlar a situação. Célia saiu do local escoltada pela polícia. No fim das contas ninguém foi preso. É, as eleições exaltam os ânimos, viu?

Prefeita x susto 2

Uma fonte nossa informou que a confusão iniciou após a prefeita tocar no assunto da reativação de uma olaria na localidade. A empresa funcionou na região por algum tempo, mas fechou as portas justamente no ano em que ela assumiu o comando do município. Segundo informações, Salmora teria lembrado a prefeita que ela já havia dito que reativaria a olaria na eleição passada, mas nada foi feito. Mas vai abrir a olaria de novo, teria perguntado o homem à prefeita. Este que vos escreve tentou insistentemente falar com a prefeita, mas ela não atendeu ao celular e não retornou as ligações. Parece que não, mas o povo tem boa memória, hein?

Período eleitoral

Neste período, os candidatos a prefeito não perdem oportunidade alguma de aparecer. A intenção é serem vistos para ser lembrados. E quanto mais, melhor. Nesta época, por exemplo, eles dificilmente deixam de participar de algum evento. São quase onipresentes. Ontem por exemplo, em plena 7h30 da manhã, durante a formatura do Tiro de Guerra (TG) de Campo Mourão, lá estavam os prefeitáveis José Turozi (PV) e Tauillo Tezelli (PPS), tirando uma casquinha do evento. Só faltou mesmo a terceira candidata, Regina Dubay (PR). Ah essas eleições…

Deputada na city

E falando em José Turozi, ontem à tarde a deputada federal, Rosane Ferreira (PV) esteve em Campo Mourão, onde participou de uma reunião no comitê eleitoral do candidato. Durante o evento, a parlamentar reforçou o apoio à candidatura de Turozi e do vice Osni Menezes.

Prazo de julgamentos

Encerrou na quinta-feira o prazo para que os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país julgassem os recursos sobre os registros de candidatura. Pelo menos sete TREs admitiram que devido ao volume de processos, não conseguiram analisar todos os casos dentro da data estabelecida pelo calendário eleitoral. E adivinhem: o TRE do Paraná está entre os que não alcançaram o prazo. No Tribunal do Estado, os recursos restantes devem ser analisados até domingo. Não há um levantamento de quantos registros ainda faltam ser julgados no Paraná. Hummmmm…

Prazo de julgamentos 2

O atraso do TRE nos julgamentos reflete na região de Campo Mourão. Até ontem, pelo menos quatro cidades ainda não havia definido o quadro de candidatos a prefeito que disputarão as eleições municipais desse ano: Campina da Lagoa, Fênix, Iretama, e Mamborê. Além do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraíba não conseguiram julgar todos os casos até o prazo. Oh processaiada danada, hein?

Indeferido

Em Janiópolis, que também estava lista das cidades com quadro de prefeito indefinido, o ex-prefeito Júlio Batista Guimarães teve a candidatura indeferida pelo TRE. Ele já tinha sido indeferido na comarca e o Tribunal sustentou a decisão. Guimarães recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Seu problema: as contas reprovadas quando foi prefeito.

Dito e escrito

Jamais vou apoiar candidato de fora. Não vou me dobrar por causa de emendinha.

Tauillo Tezelli (PPS), candidato a prefeito, durante encontro de prefeitáveis na Acicam, na quarta-feira.