A todo vapor

A Comissão Provisória Municipal do Democratas se reuniu na última sexta-feira (16) para a oficialização da pré-candidatura a prefeito de Nery Thomé com a chapa completa de vereadores do DEM. Além disso, também foi assunto no encontro os preparativos para a convenção do partido que ocorrerá no próximo dia 29. E que venham as convenções.

Segurança pública

Ainda sobre a audiência que discutiu a segurança pública, na sexta-feira, na Comcam, a prefeita de Farol, Dina Cardoso (PMDB), voltou a pedir a interdição do presídio feminino na cidade. Segundo ela, a cadeia atrapalha o trabalho da Polícia Militar no município. Atualmente 18 mulheres estão presas no local. Duas estão condenadas, outras duas aguardam sentença e quatorze estão presas provisoriamente.

Segurança pública 2

O comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Campo Mourão, major Wanderlei Castro, afirmou que já tentou de todas as formas fazer a retirada das presas de Farol. Ele comentou que a cadeia feminina gera prejuízos. Os policiais fazem mais a guarda das presas que o policiamento na cidade, afirmou. A luz no fim do túnel, segundo o vereador de Farol Agnaldo do Cachorro Quente (PV), é que as presas sejam transferidas para o presídio de Foz do Iguaçu.

PV de Farol

Em Farol, o vereador Agnaldo do Cachorro Quente disse que ainda não entendeu porque entregaram a provisória do PV ao opositor Edson Martins. Estou indignado com a atitude do partido de passar a provisória para a oposição, lamentou. Agnaldo disse a este que vos escreve que mesmo desapontado não deixará o partido. Ele informou que pretende disputar a reeleição este ano. Vou continuar no PV e pretendo registrar candidatura a reeleição, falou.

Leitoa Mateira

E não vá esquecer! Mamborê serve hoje a Leitoa Mateira, prato típico do município. A festa está na 9ª edição. O almoço será a partir do meio dia, no parque de exposições Governador José Richa. Neste ano, quatro mil convites foram colocados à venda.

Imprensa x acesso

O vereador Sidnei Jardim (PPS), fez uma observação interessante na última quarta-feira, durante reunião do Conselho Municipal de Segurança de Campo Mourão, na Acicam. O vereador disse que muita gente reclama que a imprensa divulga apenas os homicídios da cidade e se esquece de noticiar o resultado dos julgamentos. Jardim saiu em defesa da imprensa. Segundo ele, não é bem assim não. Conforme o vereador, muitas vezes os veículos de comunicação não divulgam os trabalhos da justiça por terem dificuldades de acesso no Fórum. Já as ocorrências policiais chegam todos os dias à imprensa por meio do boletim de ocorrência. Praticidade, hein?

Férias do contrabando

Responda rápido. Quantos dias por ano os contrabandistas na fronteira do Paraguai tiram férias por ano. Segundo o comandante da Polícia Militar de Campo Mourão, major Wanderlei Castro, eles tiram férias apenas uma semana no ano, ou seja, sete dias. É que o Exército brasileiro realiza patrulha na fronteira para coibir contrabandos apenas uma vez por ano, durante uma semana. A patrulha aconteceu recentemente. O major até brincou que os contrabandistas só não foram à praia por causa do frio. A ironia que mais parece uma brincadeira foi na verdade uma cutucada ao governo federal, que, quer queira, quer não, faz vista grossa ao patrulhamento na fronteira. A responsabilidade, acreditem, recai sobre a Polícia Militar. Óh céu.

Dito e Escrito

O Nery [Thomé] é democrático, esta no partido certo, DEM.

Osni Meneses (PSC), pré-candidato a prefeito de Campo Mourão, ao comentar o cenário político atual na cidade.