Incômodo

A ida do presidente do Democratas (DEM) em Campo Mourão, Nery José Thomé, a uma rádio da cidade, parece já ter causado incômodo em partidos da oposição. O vereador José Roberto Voidelo (PPS), contestou as informações publicadas nesta coluna, na semana passada, sobre uma declaração de Thomé durante uma entrevista a Rádio T, na quinta-feira de manhã. Thomé disse que sente rejeição dos dois grandes grupos políticos de Campo Mourão nos bairros. Voidelo não gostou da declaração e, afirmou a um site da cidade, que pesquisas mensais do partido são animadoras em todos aspectos. Essa preocupação será um sinal de crescimento de Thomé?

 

Presidente cauteloso

O presidente da Câmara de Vereadores de Engenheiro Beltrão, Daniel Paro (PDT), mantém cautela ao falar sobre a volta do ex-presidente do Legislativo, Francisco de Assis Alves (PSDC), a casa. Ele disse que ainda não foi notificado pelo juiz e, que, só se posicionará sobre o assunto após a notificação. Hoje [ontem] tivemos reunião normal e o assunto nem entrou em pauta, limitou-se a dizer. Alves foi cassado em junho do ano passado no escândalo que ficou conhecido como a Farra das Diárias. No entanto, o juiz de direito, Silvio Hideki Yamaguchi, anulou na quinta-feira passada o processo de cassação do vereador. A notícia já foi publicada, inclusive, na edição de domingo desta TRIBUNA, viu?

 

Doação de terreno

E por falar em Engenheiro Beltrão, a Câmara não votou ontem não o projeto sobre a doação de parte do terreno do estádio municipal para construção de um Fórum Eleitoral. Segundo Paro, o projeto passou por alterações e será avaliado pela comissão da Câmara durante esta semana. Segundo o presidente da casa, o projeto será votado somente na segunda-feira da próxima semana.

 

Construção de ponte


O clic é de sábado, durante inauguração de uma ponte em concreto sobre o Rio Canguçu, na região de Mamborê.  A obra atende uma antiga reivindicação de agricultores. Segundo o prefeito Ricardo Radomski (PSD), o município vem recuperando também as estradas rurais da região, beneficiando produtores rurais no escoamento da safra. Moradores da localidade, secretários municipais, e o vereador Jairo Arruda participaram da inauguração da obra.

 

Licença maternidade

Em Barbosa Ferraz, o município publicou na semana passada, a lei que prorroga em 60 dias a licença maternidade de funcionárias públicas municipais da prefeitura e da Câmara de Vereadores. Somados aos 120 dias garantidos pela Constituição Federal, agora as servidoras terão direito a seis meses de licença, sem prejuízo em seus salários. Ô maravilha, hein?

 

Licença maternidade [2]

Para ter direito ao benefício, a servidora deve fazer requerimento à prefeitura em até 30 dias após o nascimento do filho. A mãe não poderá exercer nenhuma atividade remunerada ou deixar a criança sob os cuidados de creche ou instituição similar. A lei, proposta pelo vereador Edenilson Miliossi (PPS), prevê também o aumento da licença paternidade de cinco para 10 dias aos servidores municipais.

 

Reunião do Legislativo

A Comissão Permanente de Legislação e Redação da Câmara de Vereadores de Campo Mourão se reúne hoje para analisar 13 projetos de lei, 33 indicações legislativas e 11 projetos de resolução. O encontro será a partir das 14h30, na Casa da Cultura. Entre os projetos, serão discutidos o que fixa em 30 horas semanais a jornada de trabalho dos assistentes sociais do município e o que nomeia o Centro da Juventude, que está sendo construído no Jardim Aeroporto, como Itachir Tagliari.

Dito e Escrito

Quem está criando caso são pessoas que estão fora da política. São pessoas que não gostam de Engenheiro Beltrão.

Daniel Paro (PDT), presidente da Câmara de Vereadores de Engenheiro Beltrão, sobre impasse da doação de um terreno do estádio municipal para construção do Fórum Eleitoral na cidade.