PSC quer tomar mandato de Marla

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná agendou para amanhã, a partir das 17 horas, o julgamento do processo que pede a cassação do mandato da deputada estadual Marla Tureck (PSD) por infidelidade partidária. O processo foi impetrado pelo Partido Social Cristão (PSC), grupo pelo qual ela foi eleita nas eleições de 2010. Marla se desfiliou do PSC em 29 de setembro de 2011 para apoiar a fundação do (PSD), partido o qual ela coordena atualmente na região. Segundo o PSC, Marla se desfiliou sem justificativa durante seu mandato. Ele se filiou ao PSD no dia 1º de outubro do ano passado, segundo consta no processo. Caso seu mandato seja cassado, o que é considerado difícil, já que a lei eleitoral permite troca de partidos desde o grupo em questão ainda esteja em processo de fundação – caso do PSC-, Irio Pereira da Rosa Filho, primeiro suplente da deputada assumirá o cargo. É esperar pra ver.

 

Ritmo de eleições

O ano mal começou e muitos partidos já estão em ritmo de eleições municipais. O pleito é ainda em outubro, mas muitos grupos políticos já iniciam as atividades para acertar os últimos detalhes. Este é o caso do PT de Campo Mourão. Segundo o presidente do partido no município, Fernando Batke, o PT inicia as atividades internas na próxima semana. Já no primeiro sábado do mês, o grupo realizará uma reunião com o diretório municipal para discutir sobre as eleições. É uma reunião para alguns encaminhamentos, inclusive a eleição de 2012. Já queremos fazer conversação com o pessoal do PT e escolher uma data para fazer uma plenária com os pré-candidatos do partido, disse o presidente.

 

Pré-candidato indefinido

Em Campo Mourão, o PT ainda não tem um nome definido para disputar a sucessão municipal. No entanto, segundo Batke, existem dois possíveis nomes interessados em concorrer à prefeitura. Ele não quis revelar as identidades, mas acredita a situação estará definida o quanto antes. A definição será feita no momento certo, enfatizou.

 

Dois eixos

Segundo Batke, o PT trabalhará com dois eixos nestas eleições, ou seja, a possibilidade de uma candidatura própria ou optando por uma coligação com outros partidos políticos. Vamos trabalhar internamente primeiro. Caso surja encaminhamento para uma possível coligação estamos tendo conversa. Não descartamos, comentou. Ele acrescentou que da maneira como estão ocorrendo as conversações o partido terá um respaldo muito bom para disputar as eleições.

 

Chapa completa

Se por um lado o PT ainda não tem um nome definido à prefeitura, por outro, segundo Batke, o grupo está com uma chapa forte completa de vereadores. Tenho quarenta e cinco nomes indicados pela direção. Destes pelo menos vinte demonstram interesse em disputar, afirmou. O PT tem hoje em Campo Mourão 350 filiados. No ano passado, segundo Batke, o partido não se preocupou em novas filiações e sim trabalhar com os filiados já existentes. Estamos firmes para disputa este ano. Estamos mirando tanto o Executivo como o Legislativo. Vamos trabalhar não em prol do partido, mas em prol da população”, completou

 

Recape asfáltico em Quinta do Sol

Uma boa notícia para Quinta do Sol. É que o município iniciará em fevereiro o tão esperado recape asfáltico. A ordem de serviço já foi assinada e a obra licitada. Falta apenas a construtora iniciar os trabalhos. De acordo com o prefeito Antonio Roberto de Assis (PPS), cerca de 16 mil metros de ruas serão recapeados. O investimento será de RS 228 mil. O recurso deste recape é o do governo passado ainda que havia nos prometido e não cumpriu, disse, acrescentando que o deputado Douglas Fabrício (PPS) deu uma mãozinha para agilizar o processo.

 

Enchente em Barbosa Ferraz

Em Barbosa Ferraz, o prefeito Arquimedes Gaparotto (PMDB) continua os trabalhos de recuperação após as chuvas que atingiram o município neste mês. As enchentes causaram aos cofres públicos prejuízos de R$ 2 milhões. O estado decretou situação de emergência no município devido aos estragos. De acordo como chefe de gabinete da prefeitura, Marcio Fukuro, Gasparotto, Gaparotto está acompanhado os trabalhos de recuperação. Fukuro explicou que a prefeitura ficou responsável pela manutenção de oito pontes. Duas o DER (Departamento de Estradas e Rodagem) já arrumou. Existem ainda outras que não foram completamente abaladas, mas precisam passar por reparos. Todas serão consertadas em seu tempo, explicou.

 

Dito e Escrito

Dentro da democracia você tem que ter espaço e opção. 

Fernando Batke, presidente do PT de Campo Mourão, ao comentar sobre a quantidade de pré-candidatos a prefeito na cidade. Ao todo são nove.