O pau do Brasil
Aquele a que a palavra não educar, também o pau não educará
Sócrates
Em qualquer parte do mundo se sabe perfeitamente a importância do pau, conhecido de todos os tipos e situações. Aqui também todos conhecem, desde bem pequenos, antes de aprenderem a andar e falar, sabem todos – pelo menos noção – o que é pau.
Pedaço de madeira, lenha, vara, ripa, viga, lenho são alguns significados do pau. Um mesmo ditado com dois fatos históricos referem-se ao Brasil. A expressão brasileira dar com pau tem a ver com os navios negreiros que trouxeram escravos para o Brasil. Partindo da África os filhos daquela terra capturados preferiam morrer e não completar a travessia. Para provocar a própria morte os negros se recusavam a comer. E para evitar o prejuízo da mercadoria animal, foi confeccionado um pau de comer, instrumento atravessado na boca dos escravos pelos marinheiros, jogando sapa e angu guela a baixo, direto no estômago dos infelizes.
A cultura brasileira incorporou o ditado: A dar com pau, também tem como sentido algo abundante, muito presente.
Principalmente nas lavouras nordestinas brasileiras o ditado a dar com pau se refere aos produtores rurais que se viam loucos para espantar as aves, bandos que vinham dizimar a plantação, pássaros espancados ou espantados com pau.
O período da exploração colonial – Portugal era dono desta terra – a colônia lusitana fornecia a madeira do pau, árvore que ganhou o sobrenome de brasil, por causa do lugar. Aliás, brasil se origina de brasis, brasa concernente a cor vermelha assemelhada com fogo. A tinta extraída da madeira utilizada largamente para tingir tecidos.
Qual é o plural de pau-brasil? Paus-brasis; ou paus-brasil. Não soa bem, tanto uma quanto a outra. Para driblar o plural das duas expressões, é melhor assim, Exemplares da árvore pau-brasil.
Camaçada de pau é muita surra, levar uma sova, Outra expressão, mas sem o conteúdo físico, é quando alguém não se sai bem em determinada situação, como não passar no vestibular, ser reprovado no exame para obter habilitação, logo se fala, fulano levou pau.
Vale destacar outros três ditados que não carecem explicações: Pau mandado; meter o pau; e pau pra toda obra.
Será que o caro leitor sente a falta de algum outro significado e sentido de pau? Talvez chulo, que é algo rude, grosseiro? Então para não faltar: Pau é pênis. Grosseiramente é bom afirmar, sem desmerecer o que for contrário, levar pau é cada homem levar o seu. Quem quiser levar dos outros, é gosto de cada um. Ou, predominantemente: de cada uma.
Fases de Fazer Frases (I)
Esquecer do tempo é não deixar que o relógio lembre.
Fases de Fazer Frases (II)
Sobre viver: mais que sobreviver.
Fases de Fazer Frases (III)
Ali Alice aliciava. Alice nunca foi aliciada.
Olhos, Vistos do Cotidiano
Vendo, mas como se não estivesse enxergando, a mãe fica indiferente quando filho joga na calçada o papel do chocolate, sem se importar. Ela, a criança, só irá aprender quando começar a frequentar escola? Ela, a mãe, caso chamem a atenção dela, dirá que a escola deveria ter ensinado o filho dela?
Reminiscências em Preto e Branco (I)
Há tempo que não ouvia a expressão gazear. Ao escutá-la, logo lembrei da minha saudosa mãe Elza. No vocabulário dela era frequente, se eu descobrir que vocês andam gazeando aula, vão ver o que acontece!. Gazear é faltar, no sentido de matar aulas. Também tem a conotação de vadiagem.
Reminiscências em Preto e Branco (II)
Uma palavra remete à outra. Conforme o subtítulo acima, de gazear vem outra reminiscência como sinônimo de faltar, que é enforcar aulas. E novamente para minha mãe enforcar era bem mais do que ter a corda no pescoço. Enforcar é estrangular.
Reminiscências em Preto e Branco (III)
Sem ter tempo de sobra, sobra o ser humano sem tempo.
