Vereadores mirins de Campo Mourão serão empossados no próximo dia 29
A Câmara de Vereadores de Campo Mourão marcou para o próximo dia 29 deste mês, a posse dos 13 vereadores mirins eleitores no município. A solenidade será no plenário do Legislativo Municipal, às 14 horas. Os eleitos são estudantes do Colégio Sesi, do Sistema Fiep. Dos 13 eleitos, 12 são mulheres e apenas um homem.
Serão diplomados Deisiree da Silva; Luana Martins de Jesus; Gabriela de Andrade Garaluz; Lorely Tiepo Batista; Thaila Vilar Favaro; Lilian Isabela Alves; Ana Luiza Vieira do Nascimento; Fernanda Custódio; Julia Carrião Jasnievski; Marcos Martins; Natalia Simoa; Nathália Regina Venâncio; e Isabela Irino.
O projeto Vereadores Mirins faz parte do Programa Parlamento Jovem, da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paraná (TRE-PR). A eleição foi realizada no dia 15 de maio e a diplomação feita pela Justiça eleitoral no dia 30 do mesmo mês, no Fórum Eleitoral de Campo Mourão. Um total de 24 candidatos com idade entre 14 a 16 anos participaram das eleições.
O trâmite do processo da eleição mirim seguiu todos os ritos de uma eleição tradicional, como criação de partidos, convenções partidárias, criação de títulos eleitorais específicos para a eleição mirim, votação em urna eletrônica, treinamento de mesários, entre outros. Os candidatos puderam fazer também campanha eleitoral dentro do Colégio, apresentando suas propostas.
De acordo com o professor de Ciências Sociais, Silvio César Coelho, que coordenou o projeto no Colégio Sesi, o projeto teve boa participação dos alunos. Ele informou que para participar das eleições, os estudantes passaram por um processo de formação estudando conteúdos como ética, ética na politica, questões do cenário político atual e o funcionamento do Legislativo. Para o professor, o projeto desperta no cidadão o interesse pela politica e contribui para sua formação cidadã. Com certeza vamos colher bons frutos, diz.
Mulher na política
A mulher dominou as eleições mirins no Colégio Sesi. Para se ter ideia, de 27 candidatos, apenas 7 meninos passaram pela convenção e dos 13 eleitos 12 são do sexo feminino. Isso, segundo o professor, demonstra a maior participação da mulher nos segmentos da sociedade.
O projeto Câmara Mirim é desenvolvido pela Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, em parceria com as zonas eleitorais. O projeto tem como objetivo o desenvolvimento da consciência política e participativa da sociedade, apostando na educação cidadã. Na região da Comcam, o projeto funciona também no município de Mamborê e Iretama.