Moradores do Parque das Acácias sofrem com quedas constantes de energia e relatam transtornos

Moradores do Parque das Acácias, na região do Lar Paraná, em Campo Mourão, estão sofrendo com as constantes falhas e quedas de energia elétrica no bairro. Segundo eles, o problema ocorre com frequência há pelo menos dois anos. E não é só nos dias de chuvas. Em dias ensolarados a situação também é recorrente. As falhas têm gerado transtornos e muita revolta, principalmente em quem trabalha de casa. Diante do problema, moradores do bairro deverão ajuizar uma ação coletiva por danos contra a Copel, prestadora do serviço.

O streamer Renan Miota pode ter perdido nesta sexta-feira (15) umas das melhores oportunidades de emprego da vida. O profissional faz live de conteúdos audiovisuais através de ferramentas de transmissão ao vivo. Ele participava de uma transmissão ao vivo do SBT Games, uma Mega Maratona de arrecadação para AACD, quando houve uma queda de energia no bairro. A luz voltou só cerca de 30 minutos depois, segundo ele. “No momento nem estava chovendo forte. Só garoava”, lamentou.

Ele comentou que já estava em contato com o SBT há algum tempo. “Me deram esta oportunidade. Mas para minha infelicidade houve uma queda de energia no meio do showmatche”, falou decepcionado. Segundo ele, quase todos os dias falta energia no bairro. “Hoje em específico estou muito irritado e triste, lutei tanto para chegar até aqui e um por causa de um detalhe ‘besta’ que nem é minha culpa posso ter perdido uma oportunidade de emprego”, desabafou.

A arquiteta urbanista e professora de graduação, Livia Campos, é outra que reclama da situação. No seu caso, o problema começou a prejudicar o trabalho. Por conta da pandemia, está ministrando aulas online de casa. Ela falou que já perdeu a conta das vezes que o trabalho foi interrompido pela falta de energia elétrica. “Comecei a fazer prints das reclamações dos moradores no grupo do bairro toda vez que acaba a energia e mandar para meu chefe porque passei a me sentir mal. Enquanto só aqui acabava a energia, o restante da cidade tinha luz”, disse ela.

Livia que já morou em várias cidade de diversas regiões do País disse nunca ter visto ou vivido algo parecido. “Tenho certeza que tem um problema grave que tem que ser identificado e resolvido”, acredita. Ela disse que já chegou a perder consultas médicas online do marido e da filha por causa da falta de luz. “Fazemos acompanhamento médico e psicoterapia online e já aconteceu de a gente estar no meio de uma consulta e a energia simplesmente cair”, ressaltou, ao comentar que a conta não deixa de chegar em casa todo fim do mês e ‘cada vez mais cara’.

A situação se repete no imóvel do historiador Jair Elias do Santos Júnior, que tem um escritório em casa. Ele conta que precisou investir na aquisição de um nobreak – dispositivo de proteção com uma bateria – para poder trabalhar com segurança. “Faz uns 2 anos que sempre está caindo a energia no bairro. Não tem horário, é de manhã, na parte da tarde ou à noite. Isso tem causado muitos transtornos”, relatou.

Junior comentou que às vezes demora até mais de duas horas para o restabelecimento do serviço. Ele, que já foi presidente da Associação de Moradores do bairro, protocolou um documento na Copel solicitando respostas para o problema. “Mas a Copel, estranhamente, apenas nos disse que o problema não estava acontecendo”, lembrou.

Ele informou que nesta semana, na quarta-feira, por exemplo, a energia caiu na parte da manhã demorando mais de duas horas para retornar. “E hoje [sexta-feira] também. Deu uma queda de 15 minutos, voltou e caiu novamente. Ficamos apreensivos porque corremos riscos de ter aparelhos eletrônicos queimados”, comentou.

Outro lado

A TRIBUNA entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Copel para comentar o caso. A reportagem foi informada que os desligamentos observados no alimentador que atende o Parque das Acácias ‘recentemente foram causados pelas chuvas e por um acidente de trânsito, que na última quarta-feira chegou a causar falta de luz a 14 mil domicílios no município’.

A Copel informou que o Setor de Manutenção da Companhia irá destinar uma equipe para inspecionar o circuito da rede elétrica do bairro na próxima semana, a fim de verificar intervenções possíveis que possam minimizar a ocorrência de interrupções na localidade.