Conferência regional de Segurança Alimentar reúne 25 municípios em Campo Mourão

A 2ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, organizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), reuniu representantes dos 25 municípios da Comcam nessa quarta-feira (17) em Campo Mourão. Com o tema Comida no campo e na cidade: o que temos e o que queremos?, o encontro foi realizado no campus do Centro Universitário Integrado, reunindo cerca de 100 pessoas entre delegados eleitos nas conferências municipais e convidados.

Além da eleição das prioridades da região referente ao tema, foram eleitos os 9 representantes (delegados) da Comcam que irão participar da conferência estadual em Curitiba, nos dias 5 e 6 de agosto. Também foi feita a eleição da Comissão Regional de Segurança Alimentar Nutricional (Coresan).

A conferência regional discutiu três principais eixos temáticos: alimentação como princípio de existir; desafios e possibilidades na construção das políticas públicas; e a geografia da fome e o desperdício de alimentos.  Trabalhamos o resultado das conferências já realizadas nos 25 municípios da Comcam, afirmou o chefe do núcleo regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab) de Campo Mourão, João Ricardo Barbosa Rissardo.

A conferência foi realizada durante todo o dia. Na ocasião, foram realizadas palestras sobre os três eixos temáticos, um relato de experiência de Terra Boa e a discussão das propostas eleitas nos municípios. Da região, nove propostas serão levadas para Curitiba. 

Rissardo explicou que a segurança alimentar nutricional trata de questões relacionadas não só ao fato de ter o alimento em quantidade suficiente, mas também a questão da qualidade do mesmo. Muitas vezes temos pessoas que se alimentam mal, mas é preciso ter uma alimentação saudável e adequada que dê condições de a pessoa se desenvolver, falou. 

Dentro do tema é discutido também o aspecto de como produzir estes alimentos de maneira sustentável que não agrida o meio ambiente e que as pessoas possam ter acesso também. A conferência é um momento muito importante, pois a comunidade está discutindo o que os municípios têm de políticas públicas na área de alimentação e o que pode ser melhorado, ressaltou o chefe regional da Seab. 

O secretário executivo do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná, Valdenir Velozo Neto, comentou que o Estado tem um papel fundamental na discussão de segurança alimentar. Segundo ele, o Paraná é referência para o Brasil na área de Segurança Alimentar. Com apoio do governo do estado 95% das prefeituras realizaram conferências municipais, estamos realizando 13 macrorregionais envolvendo aproximadamente  2 mil pessoas  nessa fase regional e vamos fazer a fase estadual em Curitiba envolvendo 300 pessoas, informou.

Neto afirmou que apesar de a política de segurança alimentar estar passando por um período turbulento em nível de Brasil, no Paraná ela ganha corpo e ‘está sempre funcionando bem’. Para ele, as propostas das regionais são importantes porque elas ‘refinam’ as municipais.

Dessa forma, definiremos as prioridades regionais que vão pautar as discussões em Curitiba na conferência estadual, que é de onde saem as diretrizes para elaboração do nosso Plano Estadual de Segurança Alimentar e consequentemente a criação ou aprimoramento das atuais políticas públicas na área que afetam direta ou indiretamente a segurança alimentar no Paraná, destacou.

Clique ou arraste para passar as fotos