Campo Mourão tem 633 confirmações de Covid-19 em uma semana e casos ativos saltam de 179 para 722

As confirmações da Covid-19 dispararam em Campo Mourão em uma semana, conforme aponta boletim divulgado na noite dessa quinta-feira (13) pela prefeitura. Nos últimos sete dias foram registrados 633 novos casos da doença, aumentando de 179 para 722 o número de pacientes infectados. A situação preocupa as autoridades de Saúde.

Neste período, a média diária de confirmações no município saltou de 21,1 para 90,4. Já a média diária de recuperados aumentou de 3,2/dia na semana passada para 12,8 agora. Atualmente Campo Mourão acumula 17.052 casos. Recuperados são 15.978. O município tem ainda 301 moradores com suspeita de infecção pelo vírus.

A boa notícia é que as internações na ala covid continuam baixas em relação ao ‘boom’ de casos nos últimos dias. Atualmente três pessoas estão internadas, sendo uma na enfermaria e duas na UTI. Todos os pacientes são de Campo Mourão. A Saúde já temia o aumento de casos nesta época do ano em decorrência das festividades de Natal e Ano Novo. Neste período muitas pessoas viajaram retornando para a cidade contaminadas.

Outro fator, é que grande parte da população relaxou com os cuidados de prevenção, deixando de manter o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. Principais recomendações para se evitar a proliferação da doença. Na tarde desta quinta-feira, por volta das 17h40, a UPA da cidade estava lotada de pacientes que buscavam atendimentos com suspeita da doença. Este aumento pela procura de atendimento médico vem sendo registrado desde o início do ano e reflete também no Pronto Atendimento do Lar Paraná e hospitais da cidade. Para se ter ideia, somente na semana passada, cerca de 700 pessoas passaram pela UPA com suspeita de Covid-19.

Testagem em massa

Nesta semana, devido ao significativo aumento de casos da Covid-19 nos últimos dias, o município anunciou que fará a testagem rápida em massa na população com sintomas da doença para detecção do vírus. “Mas vamos promover testagem rápida em massa da população, tendo em vista que o município vem recebendo muitos testes. E isso sem dúvida é uma medida que ajuda a fazer o diagnóstico mais rápido e consequentemente o tratamento”, disse o secretário da Saúde Sérgio Henrique dos Santos.

A Secretaria de Saúde vai disponibilizar linha telefônica no Restaurar para o agendamento dos testes: (44) 3523-2548 (também por aplicativo de mensagens), nos horários das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. “A ideia é agendar seis pessoas a cada 15 minutos”, diz o secretário, ao lembrar que o município ampliou para outras unidades de saúde os atendimentos de pacientes com sintomas da Covid-19, visando à preparação do sistema de saúde para absorver a demanda.

Vacina

Também, nesta sexta-feira (14), o município retomou a vacinação da dose de reforço (3ª) contra coronavírus para moradores que receberam a segunda dose há mais de quatro meses. O atendimento será das 8h30 às 11h30, no Centro Social Urbano e UBS Vila Urupês, Avelino Piacentini, Cohapar, Pio XII, Lar Paraná, Copacabana, Modelo, Paulista e Tropical. A Saúde orienta que quem estiver com sintomas gripais deve aguardar, mesmo que tenha tomado a segunda dose há mais de quatro meses.