Campo Mourão inicia vacinação contra Covid-19 em crianças nesta quarta-feira

A Secretaria de Saúde de Campo Mourão definiu o calendário de vacinação contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. O início da imunização deste público está sendo possível graças à primeira remessa de doses enviada pelo governo do Estado. A vacinação terá início nesta quarta-feira (19). Receberão as doses alunos da APAE, na sede da instituição, das 8h30 às 11h30.

Conforme a Saúde, os pais ou responsável deve estar presente, portando certidão de nascimento ou RG, CPF ou cartão SUS, além da carteirinha de vacinação da criança. Já na sexta-feira (21), serão atendidas crianças com comorbidades ou deficiência permanente, no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Urupês, das 8 às 11h30. Os documentos exigidos são os mesmos dos alunos da APAE, além de laudo médico ou documento que ateste a comorbidade ou deficiência.

O município recebeu 510 doses do imunizante pediátrico da farmacêutica Pfizer, distribuída pelo Ministério da Saúde. As doses são exclusivas para crianças de 5 a 11 anos. “A vacinação de crianças tem uma forma de diluição diferente, por isso a equipe tem que passar por um treinamento nesta terça para não ter nenhum erro de aplicação”, explicou o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.

Agenda

A secretaria de Saúde continua também com a agenda de vacinação para a 1ª e 2ª doses. Até o próximo dia 21 receberão a 2ª dose da CoronaVac a população agendada para esta data ou atrasados das 8h30 às 11h30 também na UBS do Damferi e 2ª dose da Janssen, pessoas acima de 18 anos que tomaram a 1ª dose há mais de dois meses. Estes, receberão a vacina na UBS da Vila Urupês, das 8h30 às 11h30.

O cronograma prossegue nos dias 19, e 20 para 2ª dose da AstraZeneca aos atrasados na UBS da Vila Urupês das 8h30 às 11h30; e 2ª dose da Pfizer no dia 20, das 8h30 às 11h30, no Centro Social Urbano.

Campo Mourão aplicou, desde o início da imunização, quase 155 mil doses contra Covid-19. A saúde alerta a população que o esquema vacinal só estará completo com as duas doses ou dose de reforço para os casos preconizados pelo Ministério da Saúde. A baixa procura pela segunda dose em algumas cidades da região, tem preocupado autoridades municipais.

Mais doses

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu no final da noite dessa segunda-feira (17) mais 65.500 vacinas da Pfizer/BioNTech para o público infantil, de 5 a 11 anos. Esta é a segunda remessa direcionada às crianças e faz parte do 78º Informe Técnico do Governo Federal. O documento ainda reforça a orientação para que os municípios vacinem seguindo a ordem de prioridades, começando pelas crianças com comorbidades e deficiências permanentes.

Os imunizantes já começaram a ser distribuídos para as Regionais de Saúde. “Estamos só no começo ainda na vacinação deste novo público. Receberemos e vamos distribuir muitos lotes como este, para que, desta forma, consigamos atingir as mais de um milhão de crianças. Mas, estou confiante de que, assim como foi com os adolescentes, teremos bastante comparecimento aos postos de vacinação”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A imunização das crianças depende de consentimento dos pais ou responsáveis. Caso eles não estejam presentes no momento da vacinação, é necessário entregar uma autorização por escrito. A aprovação para aplicar o imunizante da Pfizer foi feita no dia 16 de dezembro de 2021.