Em conquista histórica, Governador autoriza licitação para revitalização e duplicação da entrada de CM

Após várias ‘idas’ e ‘vindas’, com projetos alterados e licitações adiadas, a tal sonhada revitalização da entrada de Campo Mourão, que inclui a duplicação de um trecho de quase quatro quilômetros (trecho urbano da rodovia PR-317) saída para Maringá, finalmente saíra do papel.

É que o governo do Estado do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), autorizou nesta semana a licitação para a obra que é aguardada há mais de 20 anos. A duplicação por várias vezes foi palanque de campanha política em eleições municipais e estaduais, com políticos prometendo que fariam a obra. Até então falácias.

De acordo com o que foi anunciado pelo Governo do Paraná, a licitação será realizada na modalidade Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDC). Devido a isso, o valor do investimento não é divulgado porque o projeto e a obra são contratados em uma mesma empreitada. No entanto, fontes ouvidas pela TRIBUNA informaram que o investimento deverá ultrapassar valor superior a R$ 35 milhões.

Em agosto do ano passado, o então chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, já havia informado em entrevista exclusiva à TRIBUNA que projeto havia sido finalizado e apenas aguardava a programação de orçamento do Estado. A obra, foi um compromisso assumido pelo prefeito Tauillo Tezelli (Cidadania). Ele tinha recebido carta branca do então governador Beto Richa, de que liberaria os recursos para os serviços. No entanto houve troca de governo e, assim que Ratinho, assumiu o comando do Paraná, também firmou compromisso com Tezelli de que faria a obra.

“É a maior obra da história de Campo Mourão. Vários bairros serão impactados a mobilidade na entrada da cidade será outra”, comemorou Tezelli. Segundo ele, a fase de contratação e elaboração de projetos foi demorada em razão da burocracia do serviço público. Além disso, a troca de governo do Estado, conforme já mencionado também influenciou. “Mas agora estamos dando um o passo decisivo para concretizar esse sonho”, ressaltou o gestor.

Por diversas vezes, desde que assumiu o município, Tezelli esteve na Casa Civil, cobrando o Estado para a realização da obra. “A revitalização da entrada da cidade é estratégica. É uma reivindicação bastante antiga da população. Um trabalho de infraestrutura que mudará completamente a entrada da cidade para quem vem de Maringá”, ressaltou o prefeito da cidade.

O projeto contempla a execução da duplicação da pista e pavimentação das vias marginais do trecho urbano da rodovia. O trecho em questão, pertence à jurisdição da Superintendência Regional Noroeste do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) com sede em Maringá.

Em maio do ano, o governador Ratinho Júnior, durante inauguração de obras em Iretama já tinha conversado com Tezelli e reafirmado o compromisso para os trabalhos de revitalização do trecho, garantindo, na ocasião, que a obra sairia do papel.

Desde o fim do ano passado, Tezelli já estava na expectativa de que a obra seria anunciada ainda no começo deste ano, o que aconteceu. “Desta vez a obra da entrada da cidade vai sair do papel. Tivemos problemas com a primeira empresa que contratamos para fazer o projeto. Contratamos uma segunda. E agora o projeto já está pronto no Departamento de Estradas e Rodagem (DER). O Governador só está decidindo se o recurso que ele vai destinar é de financiamento ou recurso próprio”, informou Tezelli em uma entrevista à TRIBUNA em setembro do ano passado.

Conforme o gestor, dificilmente o município teria recurso próprio para a obra. “O nosso projeto é que a pessoa, chegando em Campo Mourão, possa entrar a direita e ir lá para a Santa Casa passando pelo Integrado, pelo Milton de Paula, Cidade Nova, Cidade Alta”, disse, informou na ocasião. “Quem entrar em Campo Mourão terá as duas pistas mais as laterais que começarão no trevo do viaduto e vai até o trevo da Perimetral Tancredo Neves. Toda essa região será organizada com sinalização, iluminação, galeria, asfalto, pistas paralelas, e ciclovia como toda cidade tem. A entrada é o cartão de visita da cidade e assim será em Campo Mourão”, frisou.

O trecho que será todo revitalizado, desde o trevo da Coamo até o viaduto, tem uma extensão de 3,7 quilômetros. Além da duplicação o projeto prevê várias intervenções urbanísticas, como paisagismo, calçamento, iluminação e rotatórias para acesso aos bairros. “Por ser um projeto grandioso sabemos que será demorado, mas o importante é que agora temos a certeza que será executado”, completou Tezelli, ao destacar a parceria de Ratinho que cumpriu o compromisso assumido com a cidade. O gestor se reuniu presencialmente com o governador nessa terça-feira (29). De acordo com a Casa Civil, o Paraná está com obras importantes em todas as regiões. São mais de R$ 720 milhões em licitações nos últimos meses.