De drones e arrastões a fumaçê, municípios fazem de tudo para conter dengue na região

Emprego de drones, arrastões para recolhimentos de materiais recicláveis e aplicação do fumaçê estão entre as várias ações adotadas por municípios da região para conter a disseminação da dengue. O Paraná decretou epidemia da doença. Assim como o município de Campo Mourão que já tem confirmados mais de 300 casos de dengue, além de vários outros suspeitos que aguardam laudos de exames.

Para frear o Aedes aegypti, os municípios estão fazendo tudo o que podem para o combate ao mosquito na Comcam. Em Barbosa Ferraz, por exemplo, a prefeitura adotou o uso de drones para verificar áreas onde os agentes de endemias não conseguem acesso. Locais onde são encontrados focos ou terrenos baldios com matos e lixos, o município está autuando os responsáveis.

Já em Terra Boa, município com, maior número de casos na Comcam – já são mais de 800 – a secretaria de Saúde iniciou na última semana a aplicação do fumaçê para eliminação de mosquitos na fase adulta. Além disso, equipes da prefeitura vêm realizando ações de limpeza por toda a cidade.

Em Campo Mourão, a prefeitura também anunciou o início do fumacê a partir desta terça-feira (26), em oito localidades. A pulverização será com uso de caminhonetes nos jardins Bandeirantes, Vila Urupês, Alvorada, Novo Horizonte, Aeroporto, Santa Nilce, Aurora e no distrito de Piquirivaí.

A coordenadora de campo do setor de Endemias, Marinalva Ferreira da Luz, explica que o fumacê será realizado sempre no início da manhã e fim de tarde, quando há menos corrente de ar. “Os moradores desses locais devem se preparar, deixando portas e janelas abertas, cobrindo as gaiolas de pássaros, alimentos, proteger abelhas e trocar a água dos bebedouros de animais”, orienta.

Serão cinco ciclos de aplicação do inseticida nessas localidades. Posteriormente serão atendidos os demais bairros. “O fumacê mata o mosquito alado [na fase adulta]. A única maneira de eliminar os focos é não deixar água parada”, reforça a coordenadora, ao destacar que a população tem papel fundamental nas ações contra a doença.

Campo Mourão está com mais de 300 casos de dengue confirmados oficialmente e por isso entrou em situação de epidemia da doença. O prefeito da cidade, Tauillo Tezelli, assinou decreto na última semana declarado situação de calamidade pública no município. “Infelizmente não estamos tendo a devida colaboração de boa parte da população, mesmo com todo o trabalho de campo e campanhas de orientação”, lamentou o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.

As equipes de Endemias têm realizado uma série de ações de combate ao mosquito, especialmente nos bairros com maiores índices de infestação. Além de eliminação de focos, os agentes notificam moradores reincidentes, que têm prazo para tomarem providências, caso contrário serão multados.

Até ontem, conforme último boletim divulgado, Comcam tinha 612 confirmações, conforme os números da Secretaria Estadual da Saúde. Há divergências dos números publicados pelos municípios. Nas últimas duas semanas, houve um aumento de 88,33% no número de confirmações de dengue na Comcam.

O Paraná soma cinco óbitos por dengue refente ao novo período epidemiológico e 16.560 confirmações. Há ainda, 19.051 casos em investigação. Conforme dados da Saúde, 90% dos criadouros do Aedes aegypti, estão no ambiente domiciliar, ou seja, são passiveis de remoção. Por isso a importância de a população adotar as medidas de prevenção.