Massa polar intensa causará queda brusca de temperatura em Campo Mourão e região nesta semana

A região da Comcam sentirá os reflexos de uma massa polar intensa que causará a queda brusca de temperaturas nesta semana em Campo Mourão e cidades ao entorno. O fenômeno, aliado a um ciclone subtropical que avança pelo Sul do País, causará frio histórico para o mês de maio. As informações são do Instituto Climatempo.

Em Campo Mourão, por exemplo, caso a previsão se confirme, a mínima atingirá 3ºC nesta terça (17) e quarta-feira (18). A preocupação, principalmente dos produtores rurais, é com a ocorrência de geadas, o que não está descartado em pontos mais baixos e em áreas protegidas de ventos. Desde a semana passada, o setor já demonstrava apreensão devido aos prognósticos climáticos que apontavam para queda brusca de temperatura e possível ocorrência de geada no decorrer desta semana.

“A terça-feira será com muito frio no Paraná devido à presença da massa de ar polar. Um sistema de baixa pressão posicionado no oceano, na altura do Uruguai, também contribui para o ingresso de umidade até o Estado, por isso a nebulosidade fica mais presente entre o oeste, sudoeste e o centro-sul durante a madrugada e manhã. Deve garoar por alguns momentos, e no sul paranaense não se descarta ocorrência de chuva congelada. Geadas também são previstas para alguns setores, em áreas mais protegidas da ação dos ventos: parte do noroeste, do norte, Campos Gerais e RMC”, informou o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Conforme os modelos meteorológicos, para quinta-feira (20) a temperatura aumentará. Porém, ainda continua bastante frio: 9ºC. Na sexta-feira (7ºC); sábado (8ºC); e domingo (10ºC). Não há previsão de chuvas para os próximos dias. A temperatura máxima desta segunda-feira até domingo varia entre 10ºC a 18ºC.

De acordo com a previsão, o ciclone deverá ficar estacionado vários dias no oceano, aumentando a umidade no continente – ao mesmo tempo, gerando uma grande massa de ar polar que continua avançando pelo País, causando a queda acentuada de temperatura. A combinação dessas ocorrências ajuda a explicar a intensidade da onda de frio que deve atingir o país nesta semana. O evento vem sendo chamado de “erupção polar histórica”, embora não haja tal descrição na meteorologia, diz o Climatempo.

Assim como Simepar, o Instituto prevê, de quinta-feira (19) a domingo (22), ocorrência de geadas em vários pontos do país. As áreas mais atingidas devem se concentrar na região Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais (especialmente no Sul do estado) e no oeste do estado de São Paulo.

Alerta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu um alerta nesta segunda-feira (16) para a possível formação de geadas fortes na madrugada desta terça-feira (17) no norte de Santa Catarina e em grande parte do Paraná e no sul e sudoeste do Mato Grosso do Sul, podendo ser forte no centro e sul do Paraná.

O instituto prevê queda mais acentuada nas temperaturas de áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste, bem como no sul da região Amazônica. “No decorrer do dia, um ciclone extratropical avança próximo ao litoral do Rio Grande do Sul intensificando ainda mais os ventos no sul e leste do estado. As rajadas de vento poderão ultrapassar os 100 km/h em algumas localidades”, alertou o Inmet. O instituto ressaltou que a massa de ar frio continuará atuando em grande parte do Brasil até o final da semana.