Bênção de veículos marcará Dia de São Cristóvão em Campo Mourão

O Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas comemorado no dia 25 de julho (próxima segunda-feira), será marcado em Campo Mourão por bênção de veículos e motoristas, neste domingo (24) em algumas paróquias.

Na Paróquia São Francisco de Assis, o padre Gaspar Gonçalves da Silva vai manter a tradição de realizar a bênção na ponte sobre o Rio do Campo, no acesso ao Jardim Araucária, das 9h30 às 13 horas. “Queremos tornar esse momento sagrado uma tradição em nosso bairro e na cidade e ficaremos muito honrados com a participação de quem puder passar por lá”, disse o religioso. Uma imagem de São Cristóvão sobre um veículo será conduzida até o local.

Bençãos serão realizadas também no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na Vila Urupês, na Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio, no Lar Paraná, entre outras. “A benção de São Cristóvão é um momento importante para os fiéis. E a cada benção, a esperança de que a paz no trânsito prevaleça”, acrescenta padre Gaspar.

Como católico, o motorista de caminhão, Ronaldo Silva Gouveia, diz que todo ano participa da benção de veículos na ponte de acesso do Jardim Araucária. Ele disse que leva a esposa Ivete e os filhos Leonardo e Priscila juntos no carro da família. “É tradição, sempre antes de pegar o carro pedir a São Cristóvão proteção e também rezar um pai nosso para nos proteger não só no trânsito, mas no dia a dia mesmo”, falou, ao comentar que muitos motoristas não têm o mínimo de cuidado ou atenção no trânsito da cidade, o que contribui para acidentes.

Dia do Motorista

O Dia do Motorista é comemorado no Dia de São Cristóvão por coincidir com a missão do santo, que segundo a devoção católica se tornou conhecido por ajudar pessoas a atravessarem um perigoso rio. Até que um dia teria atravessado o próprio menino Jesus nos ombros, o que é simbolizado na imagem do santo.

Cristóvão significa “aquele que carrega o Cristo”. Segundo a história, Cristóvão era filho de um rei pagão que o dedicou ao deus grego Apolo. Muito grande e forte, um dia se converteu à fé cristã por influência de um eremita. E assim, por sua força e tamanho, passava os dias ajudando as pessoas a atravessarem o rio até conhecer o próprio Jesus. Após sua morte foi reconhecido pela igreja como santo e se tornou o padroeiro de quem trabalha com transportes, dos peregrinos e dos viajantes.