Convenções oficializam nomes para disputa às Eleições, veja definições na região e Paraná

O fim de semana foi bastante movimentado no meio político com a realização de convenções partidárias na região de Campo Mourão e Paraná afora com vários nomes já definidos para as Eleições Gerais de 2022. Para o governo do Paraná, por exemplo, o PT lançou a chapa com Roberto Requião (PT) e Jorge Samek (PT), deixando a vaga para o Senado em aberto.

O grupo é formado pelos partidos PT/PV e PC do B. Samek foi indicado substituindo Hermas Brandão (PV), que atuará na coordenação da campanha. A convenção foi realizada no sábado (23). O grupo ainda tenta aliança com novos partidos para a coligação, como PDT, PSB e o Psol.

“O meu parceiro é o Lula. A minha campanha, agora, tem essa marca ‘quem é Requião é Lula e quem é Lula é Requião”, disse Roberto Requião durante discurso, ao prever que a eleição para o Governo do Paraná ‘será de um turno só’. Segundo ele, as pesquisas não o incomodam. “O que importa são as qualitativas, ganharemos essa eleição com facilidade”, disse otimista. Seu vice, Samek, já foi deputado federal, e secretário municipal de Requião quando ainda era prefeito de Curitiba.

Campo Mourão e região

De Campo Mourão a “Federação Paraná da Esperança”, como ficou denominado o grupo PT, PV e PCdoB, confirmou o nome do ex-vereador Professor Cícero (PT), para candidato a deputado estadual. Ao todo, o grupo lançou 55 nomes.

Foi lançado também, pelo Progressistas (PP) durante convenção no sábado, o nome do vereador Tio Leco para à Assembleia Legislativa e do ex-vice-prefeito de Campo Mourão, Rodrigo Salvadori, a federal. Além disso, a ex-prefeita de Farol, Angela Kraus, também foi lançada como pré-candidata a deputada estadual. A convenção do PP confirmou ainda a candidatura do deputado Guto Silva ao Senado.

Pelo PDT, que realizou encontro regional no sábado em Campo Mourão, na sede da Comcam, o pré-candidato a governador, ex-deputado Ricardo Gomyde, apresentou o ex-prefeito de Goioerê, José Paulo Novais, como pré-candidato a deputado estadual e Neide Neves Furtuozo, também de Goioerê, à Câmara dos Deputados.

Aberta na quarta-feira (20) as convenções partidárias prosseguem até o dia 5 de agosto. As convenções partidárias são um dos principais processos do calendário eleitoral. Neste período os partidos irão escolher oficialmente os candidatos que vão disputar as eleições.

Os números que identificam candidatas e candidatos durante a campanha eleitoral e na urna eletrônica devem ser definidos na convenção partidária, por meio de sorteio. As exceções são aqueles postulantes que já utilizaram determinada identificação numérica em eleição anterior.