Batalhão da PM inicia escola de soldados para reforçar efetivo; cobrança era antiga de prefeitos

Um anseio bastante antigo de prefeitos de toda a Comcam e da comunidade em geral, está prestes a se concretizar. O reforço do efetivo militar em Campo Mourão é região. É que o 11º Batalhão de Policia Militar iniciou o processo de formação de novos soldados que somarão às corporações da Comcam.

Ao todo são 55 oficiais em treinamento que durante 10 meses contarão com atividades teóricas e físicas, sendo complementadas por estágio. O comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Adauto Nascimento Giraldes Almeida participou do início das atividades avaliando que a formação de novos policiais é uma conquista da região.

A nova Escola de Formação de Soldados vai garantir um reforço para a segurança dos 20 municípios da região atendidos pelo 11º BPM. Ele argumenta que os novos policiais são reivindicações de lideranças dos municípios, bem como entidades.

Segundo o comandante, os futuros soldados vão iniciar um período de aulas práticas e teóricas, que deverão ser mantidas durante todo o restante de 2022. No início de 2023 eles já deverão se formar para serem distribuídos nas cidades da região.

“Ter a Escola de Soldados na sede do Batalhão é uma grande conquista, restabelecemos o título de Batalhão Escola. Ficamos felizes em recebê-lo. Digo sempre que não precisamos de heróis, nem primeiro colocado ou pessoas de Q1 elevadíssimo, mas de pessoas que saibam trabalhar em equipe e comprometidos, que se doam. Uma das ligas mestras do serviço militar é que se necessário for a gente vai servir mesmo com sacrifício da própria vida”, falou o comandante.

Reunião com prefeitos
Em fevereiro deste ano, o comandante do batalhão foi convocado por prefeito da Comcam para uma reunião para debater a situação da segurança pública na Comcam. De lá para cá, as cobranças ao Estado pelos gestores municipais têm sido continuadamente.

Conforme informações repassadas aos prefeitos, a principal dificuldade no combate ao crime nos municípios de abrangência do 11º Batalhão é a falta de efetivo. O batalhão necessitaria de no mínimo de 350 policiais militares. No entanto, o efetivo está abaixo de 200. Outro problema é a falta de viaturas. O correto seria cada município ter no mínimo uma. Porém, em 14 municípios elas são compartilhadas.

A situação tem contribuído para o aumento da criminalidade na Comcam. Na ocasião, o comando informou que ‘boa parte’ das ocorrências envolvendo furtos, a população nem liga mais à Polícia Militar para fazer o registro por desacreditar na resolução do crime. A expectativa dos prefeitos era de que pelo menos 100 militares pudessem se formar na escola de soldados de Campo Mourão. Porém, o número ficou praticamente abaixo da metade.

“A segurança pública é um tema muito delicado que precisa ser levado muito a sério. Hoje a população vive uma sensação de insegurança na maioria dos municípios. Temos dialogado com o governo em conjunto com os demais prefeitos para que dê uma atenção maior a esta área em nossa região da Comcam”, falou o presidente da Comcam, Leandro Oliveira, prefeito de Araruna, ao ressaltar que 55 novos policiais para a região já é um começo para o reforço do efetivo. “Mas sabemos que precisamos de muito mais. Vamos continuar cobrando”, acrescentou.