Câmara aprova doação de terreno para construção de usina fotovoltaica
Por 11 votos a um os vereadores de Campo Mourão aprovaram a doação de terreno na Vila Guarujá para o Tribunal de Justiça construir uma usina fotovoltaica (captação de energia solar). Apenas o vereador Luiz Alfredo da Cunha Bernardo votou contra. Com o aval do Legislativo, agora a prefeitura poderá dar andamento à documentação para liberar o terreno ao TJ, que fará um investimento estimado em R$ 20 milhões para instalação da usina.
Em recente visita a Campo Mourão, o presidente do TJ, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, visitou o terreno e disse que a produção de energia solar será para consumo de todos os fóruns das comarcas do Estado. Além de ser a maior usina construída por um órgão público no país, a de Campo Mourão será também a primeira que o TJ construirá no Estado.
Quando fui presidente do Tribunal Regional Eleitoral, iniciamos uma construção em Paranavaí, mas a usina de Campo Mourão será quase três vezes maior, informou o desembargador, ao frisar que a cidade foi escolhida por ser uma das regiões mais ensolaradas do Estado e por sua posição geográfica estratégica. Sem contar que trata-se de uma fonte de energia limpa e sustentável, acrescentou.
É um investimento que com certeza vai fortalecer o desenvolvimento de Campo Mourão e ainda poderá ser uma referência como centro de estudos e pesquisa, enfatizou o prefeito Tauillo Tezelli, ao lembrar que depois de pronta a usina vai gerar ICMS para a cidade. No terreno doado ao TJ atualmente está instalado um estande de Tiro, que será transferido para outro local.
A energia repassada à Copel será abatida do consumo do TJ, tornando a instituição praticamente autossuficiente em relação ao consumo de energia elétrica. No mapa solar elaborado pela Copel em parceria com o Simepar, Campo Mourão está entre as cidades com alta incidência de raios solares durante o ano no Paraná, apropriado para a geração de energia a partir do sol. O mapa permite à Copel identificar os focos potenciais de negócios em geração fotovoltaica para a viabilidade da instalação de um sistema como esse.
Usina
A usina solar, também conhecida como parque solar, é um sistema fotovoltaico de grande porte, construída, em sua maioria, sobre o solo. Uma usina conta com centenas de milhares de módulos fotovoltaicos, por isso o terreno deve ser de grande dimensão. Os painéis solares produzem energia elétrica em corrente contínua. Um inversor vai transformá-la em corrente alternada. Como existe a necessidade de uma tensão maior para a transmissão de energia, é necessário o uso de transformadores. A energia produzida é distribuída pela rede da Copel.


