5º Grupamento do Corpo de Bombeiros está formando turma de 38 novos praças

O Núcleo de Ensino do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Maringá está coordenando um curso de formação de 38 novos praças – bombeiros militares. São 33 homens e 5 mulheres bombeiras que serão incorporados à instituição após formados. Eles passam por estágio em Campo Mourão aos finais de semana.

O tenente do 5º Grupamento, Alexsandro de Siqueira Boni, que coordena o curso, comentou que a data prevista de formação da turma é 17 de maio deste ano. “Mas esta é uma previsão. Aguardamos ainda esta confirmação do nosso Centro de Ensino e Instrução em Curitiba, que dá as diretrizes com relação a isso”, falou.

Boni informou que instrutores de várias regiões do Grupamento, inclusive o capitão Feijó, comandante do Corpo de Bombeiros de Campo Mourão, estão ministrando aulas aos alunos. Feijó, por exemplo, está capacitando os alunos quanto ao combate a incêndios urbanos e busca e resgate em estrutura colapsada.

“Estes alunos passam por aulas teóricas, práticas e estágios na nossa Central de Operações, no atendimento da linha 193, ambulância, caminhão. Participam também de operações de buscas e resgate. Ou seja, vivem a realidade de um bombeiro militar em uma dualidade teórica e prática”, frisou o tenente.

O Curso Básico de Formação é instituído como atividade de preparação para ingresso na carreira como soldado, visa habilitar os recursos humanos para o exercício das missões de bombeiro militar. As atividades escolares abordam disciplinas de busca terrestre, aquática e altura, técnicas de combate a incêndio, suporte básico da vida, segurança contra incêndios, proteção e defesa civil, dentre outras.

Após formados, os novos soldados passarão a integrar as unidades do Corpo de Bombeiros do Paraná, representando um incremento de recursos humanos qualificados para prestação dos serviços à comunidade.

Boni disse que até o momento não há informação de quantos bombeiros ficarão no 5º Grupamento, tampouco em Campo Mourão. “Esta é uma decisão do comando do Bombeiro. Oportunamente, próximo da formatura, ele define para onde serão alocados estes praças, seguindo os critérios técnicos que cada grupamento vai receber. Após isso, o comandante daquela unidade define quantos vão para cada subgrupamento”, frisou.