Prefeitos buscam parceria com Estado para que presos trabalhem na fabricação de paver no presídio de CM

Prefeitos da região de Campo Mourão cumpriram agenda organizada pelo presidente do Condescom (Consórcio do Desenvolvimento da Comcam), Edenilson Miliossi, nesta semana, em Curitiba, onde participaram de uma reunião com o diretor geral do Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Depen), Osvaldo Messias Machado. A pauta do encontro: a implantação de uma fábrica de paver, sextavados, manilhas, e blocos de concreto na penitenciária de Campo Mourão com utilização de mão-de-obra dos próprios presos.

Participaram também do encontro, representando os demais gestores da região, os prefeitos de Ubiratã, Fábio D’alécio; e de Corumbataí do Sul, Alexandre Donato, presidente da Comcam. O pedido para implantação do projeto, além de ser uma forma de ressocialização dos detentos, geraria significativa economia aos municípios na aquisição destes produtos na execução de obras, como por exemplo, pavimentação de estradas rurais e vias urbanas, já que chegariam a custar até 60% mais barato que os valores praticados no mercado.

“A agenda foi marcada em conjunto entre o Condescom e Comcam. Foi uma reunião produtiva. Sabemos que em outras regiões este projeto já foi implantado e vem dando certo. Acredito que na Comcam não seria diferente. Desta forma todos os 25 municípios seriam beneficiados”, falou o presidente do Condescom, Edenilson Miliossi, prefeito de Barbosa Ferraz.

Miliossi ressaltou que os produtos fabricados pelos presos seriam utilizados na execução de obras de infraestrutura dos municípios. “O paver poderia ser utilizado na fabricação de calçadas, enquanto os sextavados na pavimentação de vias urbanas, substituindo pedras irregulares. As manilhas na construção de galerias. Acreditamos no potencial do projeto e que tem de tudo para ser emplacado na nossa região”, destacou.

O prefeito lembrou que o Condescom já tem equipamentos que podem ser utilizados na fabricação dos materiais caso a implantação da fábrica se concretize, como as máquinas da patrulha rural. “Alguns equipamentos o Condescom já tem e outros o próprio Depen já possui”, ressaltou. Durante o encontro, ficou acordado um Termo de Cooperação Técnica e Convênio da Comcam e Condescom junto ao Depen e Secretaria de Segurança Pública do Paraná para criação de um projeto piloto no Estado visando a implantação da fábrica de paver e sextavados na penitenciária de Campo Mourão.

“A implantação do projeto significará menos custos aos municípios levando políticas públicas a toda a região. Além disso, este projeto funcionará de modo a dar mais integridade aos presos. Eles trabalhando terão o sentimento de resgate de sua cidadania, oferecendo uma contrapartida à população que será beneficiada com obras”, observou o coordenador da Rede de Parcerias no Paraná – elo Municipalista/ Condescom, Renato de Lima Correia, que participou do encontro.

Na ocasião, ele também apresentou durante a reunião o Plano de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI) da Comcam às autoridades estaduais, como o projeto da patrulha rural, que está atendendo os municípios desde o ano passado, e a implantando de duas usinas pavimentação asfáltica, em processo de implantação. “O Condescom está na fase de licitação para aquisição dos equipamentos da patrulha urbana. Com ela, os municípios serão atendidos com obras de pavimentação e recape asfáltico, além da construção de calçadas e meio-fio”, ressaltou Correia.

Presentes no encontro

Participaram do encontro o diretor geral do Depen, Osvaldo Messias Machado; coordenador regional do Depen de Umuarama, Geraldo Andrade Coelho Pinto; coordenador regional do Depen de Maringá Júlio Cesar Vicente Franco; diretor da unidade Penitenciária de Campo Mourão, Arnobe Lemes dos Reis; prefeito de Barbosa Ferraz e presidente do Condescom, Edenilson Miliossi; prefeito de Corumbataí do Sul e presidente da Comcam, Alexandre Donato; prefeito de Ubiratã, Fábio D’alécio, vice-presidente do Condescom; diretora de Projetos e Convênios do Hospital Santa Casa de Campo Mourão; Lucineia Scheffer; coordenador da Rede de Parcerias no Paraná- elo Municipalista/ Condescom, Renato de Lima Correia; entre outras autoridades.