Universidades públicas de Campo Mourão oferecem 432 vagas pelo Sisu
Iniciam no próximo dia 21 de janeiro e prosseguem até o dia 24, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2020. O Sisu é um sistema de seleção que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção para universidades públicas de todo o país. Em Campo Mourão, os campi da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) oferecem juntas 432 vagas de ensino superior.
Os interessados podem escolher entre 10 opções de cursos na Unespar e 8 na UTFPR. As vagas são gratuitas. Os candidatos interessados em concorrer deverão se cadastrar no site do Sisu – sisu.mec.gov.br – dentro do prazo estipulado. O resultado será divulgado no dia 27 de janeiro e os classificados devem fazer a matrícula diretamente nos campi para o qual foram aprovados, nos dias 29, 30, 31 de janeiro e 03 e 04 de fevereiro.
Na Unespar, 50% das vagas da instituição são preenchidas pelo Sisu. São 146 vagas pelo programa, distribuídas nos cursos de bacharelado em Administração (20), Ciências Contábeis (20), Ciências Econômicas (20), Engenharia de Produção Agroindustrial (10), Geografia (10), História (10), Letras – Português e Inglês (13), Matemática (10), Pedagogia (20), e Turismo e Meio Ambiente (13).
Já no campus da UTFPR são oferecidas 286 vagas nos cursos de bacharelado em Engenharia de Alimentos (22), Engenharia Ambiental (44), Engenharia Civil (44), Engenharia Química (22), Engenharia Eletrônica (44), Ciências da Computação (44), Licenciatura em Química (44), e Tecnologia de Alimentos (22). O processo de seleção da UTFPR adota a Lei das Cotas, que reserva 50% das vagas para as categorias relacionadas à renda familiar, ao curso integral do ensino médio em escolas públicas, à deficiência e à autodeclaração como pretos, pardos ou indígenas.
Para participar do programa é preciso ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 e não ter zerado a redação. Durante o período de inscrição do Sisu, o sistema calcula a nota de corte, o mínimo que o candidato pode ter para ser selecionado, diariamente. O ranking pode ser acompanhado no site do Sisu ou no aplicativo do Sistema de Seleção
Os candidatos que não forem selecionados em primeira chamada poderão se inscrever para a lista de espera do sistema de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. O resultado da lista de espera será divulgado no dia 8 de fevereiro.


