Conselho Gestor Regional do Paraná Produtivo promoveu encontro em Campo Mourão

O Conselho Gestor Regional do Paraná Produtivo na região de Campo Mourão, promoveu um encontro no município reunindo representantes de 13 municípios. O Paraná Produtivo é uma iniciativa da Secretaria de Planejamento e Projetos Estruturantes, em parceria com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e Serviço Social Autônomo Paraná Projetos.

Na região da Comcam. O Conselho atua para o desenvolvimento integrado regional com foco nas áreas de infraestrutura; agricultura familiar; e prestação de serviços, que inclui a área turística. O presidente do Conselho Gestor, Fernando Mizote, disse que o principal objetivo é engajar a comunidade como um todo pensando no desenvolvimento de longo prazo para a região. Ele disse que a expectativa é de um Conselho atuante. “É muito importante a participação do poder público neste processo. Porém ele é transitório. Por isso o envolvimento de toda sociedade se faz necessário”, falou.

O encontro foi realizado no auditório da Acicam, no dia 21. Reuniu representantes dos municípios de Iretama, Moreira Sales, Corumbataí do Sul, Campo Mourão, Terra Boa, Rancho Alegre D’Oeste, Ubiratã, Goioerê, Engenheiro Beltrão, Farol, Roncador, Peabiru e Campo Mourão. Além disso, participaram do evento membros do do Codecam, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Campo Mourão, Unespar, IGR Ecoaventuras Histórias e Sabores, Paraná Projetos, Instituto de Desenvolvimento Rural IDR-Paraná, Departamento de Estradas de Rodagem DER-Paraná, Paraná Turismo, Sesc, Senac e Sebrae.

A reunião teve como objetivo apresentar a instância de Governança do Paraná Produtivo da Região da Comcam. Na oportunidade também foram apresentadas ações do governo do estado que estão sendo desenvolvidas na Comcam pelo IDR-Paraná, DER-Paraná e Paraná Turismo e o importante trabalho e parceria do Sesc, Senac e Sebrae na região.

Implementada a instância de governança do Programa Paraná Produtivo na reunião, os próximos passos do programa consistem em buscar parcerias para levantar as demandas regionais com o intuito de desenvolver ações e projetos que contribuam para fomentar o desenvolvimento econômico da Comcam.

Planos de desenvolvimento

A Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes está finalizando os planos de desenvolvimento integrado de seis regiões. A ação consolida o trabalho iniciado em 2021, com o lançamento do programa Paraná Produtivo, que realizou oficinas e diagnóstico para identificar potencialidades e carências regionais e projetos prioritários para o desenvolvimento equilibrado.

Das oito regiões atendidas pelo programa, foram instaladas governança em seis – Santo Antônio da Platina; Cornélio Procópio; Paranavaí; Campo Mourão; Irati/União da Vitória; e Telêmaco Borba/Castro/Ponta Grossa. As duas restantes – Umuarama/Cianorte e Guarapuava – serão concluídas até o final deste ano. Esse conselho gestor será responsável pela definição do cronograma e a continuidade das ações definidas pelas comunidades como as mais importantes para o crescimento regional. Agora, o Paraná Produtivo começa a reunir os atores locais com as entidades governamentais envolvidas ou relacionadas com as ações priorizadas para facilitar o alcance dos objetivos.

Paraná Produtivo

O Paraná Produtivo atende 202 municípios de oito regiões prioritárias. Elas concentram 30% da população paranaense (3,3 milhões de pessoas) e 25% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual. O trabalho envolve atores locais, setor produtivo, universidades e governo com base na análise de indicadores, fundamentadas em três eixos: Pessoas, Infraestrutura e Sistemas Produtivos, abarcadas pela dimensão da Governança e Gestão. O programa também contou com o auxílio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) para elaboração dos diagnósticos regionais.

De início, foram realizadas 24 oficinas técnicas, todas em formato virtual, em decorrência da pandemia, com um público médio de 80 pessoas cada. Após essa etapa, as regiões receberam um plano de ação que será utilizado pelas governanças locais como guia dos projetos.